A quarta-feira (21) é dia de decisão. Palmeiras e Botafogo se enfrentam no Allianz Parque por uma vaga nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores. E quem melhor do que Rafael Marques, campeão com a camisa dos dois clubes, para falar sobre o jogo? O ex-atacante, atualmente membro da comissão técnica do Primavera, conversou com a reportagem do ESPN.com.br e apontou o que considera as chaves para o duelo. Apesar do jogo começar com a vantagem do Alvinegro, que venceu a ida por 2 a 1, no Nilton Santos, ele acredita que a experiência do Alviverde nesse tipo de duelo pode ser preponderante para a virada.
"Hoje todo mundo sabe que eu sou palmeirense. Apesar de ter muito carinho pelo Botafogo, por tudo que eu vivi lá, mas vou torcer para o Palmeiras. Nesses jogos é difícil ter um favorito, pela grandeza do jogo, hoje o Botafogo está muito bem taticamente, fisicamente, é um time forte ofensivamente, sólido na zaga, mas o Palmeiras sabe como atuar nesse tipo de partida, o Abel Ferreira sabe como motivar seus atletas. O Palmeiras vem há anos revertendo vários resultados. O favoritismo é muito difícil, mas eu escolho o Palmeiras, tem o fator casa, eu sei como é lá dentro, a torcida vai apoiar o jogo todo, os jogadores vão se motivar, eles vêm de uma vitória em um clássico", iniciou Rafael, lembrando os 2 a 1 contra o São Paulo, no último domingo (18).
Segundo ele, que atuou no Botafogo em 2012 e 2013, e no Palmeiras primeiro em 2004, e depois entre 2015 e 2017, a grande arma para os paulistas no confronto não estará exatamente dentro de campo, mas sim na beira dele. O ex-atacante, agora "do outro lado", já que inicia sua trajetória até se tornar técnico de futebol, citou o que mais admira no português Abel.
"Eu acompanho e vejo ele como um grande treinador, não à toa nos últimos anos ganha pelo menos um título. Os jogadores entenderam o perfil dele, ele fez uma reformulação muito grande no Palmeiras, tirou alguns jogadores que não se encaixavam no que ele pensa de futebol, gosto muito como ele trabalha com o grupo. Você pode ter grandes jogadores, mas se os jogadores não compram a sua ideia, dificilmente você consegue êxito", disse, se mostrando favorável à chegada de cada vez mais técnicos estrangeiros ao futebol brasileiro.
"Quem tem a ganhar é o futebol. Joguei muito tempo fora do país, fui sempre bem recebido e acho que a gente receber bem os estrangeiros nos ajudar a crescer. Temos que estar com o leque sempre aberto para crescer. A partir do momento que a gente achar que sabe tudo, as coisas ruins começam a acontecer. E treinadores estrangeiros, fazendo bons trabalhos, fazem a gente aprender junto." Antigo atacante de velocidade, Rafael Marques elegeu um jogador com essas características como a principal ameaça ao Palmeiras na partida eliminatória: "Sem dúvida a maior arma do Botafogo é o Luis Henrique, jogador rápido, agudo, transição ofensiva muito rápida, uma intensidade muito grande, um jogador decisivo."
'Minha melhor fase foi no Botafogo' Apesar de se considerar palmeirense, Rafael acredita que viveu seus melhores dias no futebol brasileiro com a camisa alvinegra. "Jogando, a minha melhor fase foi no Botafogo, em 2013, quando a gente conseguiu ir para a Libertadores depois de 18 anos, ser campeão carioca invicto, eu fui artilheiro do Botafogo naquela temporada.
Além dos dois clubes, Rafael Marques jogou também por equipes como Cruzeiro, Ponte Preta e Sport, e é considerado ídolo na Turquia, onde jogou com as camisas do Samsunspor e do Manisaspor, e no Japão. Pendurou as chuteiras em 2022, e desde então trabalha no Primavera para em breve se tornar técnico de futebol.
Onde assistir a Palmeiras x Botafogo? Palmeiras x Botafogo terá transmissão ao vivo do Disney+, nesta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília).
Próximos jogos do Palmeiras:
Botafogo (C): 21/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão pelo Disney+
Cuiabá (C): 24/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Athletico-PR (F): 01/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Botafogo:
Palmeiras (F): 21/8, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão pelo Disney+
Bahia (F): 25/8, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C): 31/8, 21h (de Brasília) - Brasileirão
831 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas