Em 1914, após uma reunião realizada no Palácio Baruel, imigrantes italianos fundaram o Palestra Itália. O clube viria a se chamar Palmeiras apenas em 1942.
Em 1920, o Palmeiras adquiriu em definitivo o complexo do Parque Antártica. O clube pagou 500 contos de réis pelo campo de futebol e pelo terreno, um grande montante à época. Na foto, o documento que oficializou a compra.
Em 1934, o Palmeiras conquistou o seu terceiro título do Campeonato Paulista consecutivo. No jogo decisivo, o Verdão venceu o Atlético Paulista por 3 a 1, com gols de Elísio Gabardo, Gutierrez e Lara.
Apenas seis dias após mudar o nome para Palmeiras, o Alviverde enfrentou o São Paulo pela final do Campeonato Paulista de 1942. A partida teve um clima de hostilidade, visto que o Verdão era enxergado como um "inimigo da pátria" pelo adversário e por grande parte do público paulistano, já que o nome Palestra Itália era associado com o fascismo italiano. Quando já perdia por 3 a 1, o São Paulo se recusou a prosseguir a partida. A conquista ficou conhecida como "Arrancada Heroica".
Em 1951, o Palmeiras conquistou a Copa Rio. Além do Verdão, o torneio contou com as presenças de Vasco, Juventus-ITA, Nice-FRA, Estrela Vermelha-SER, Áustria Viena e Sporting-POR. A grande final foi disputada entre Palmeiras e Juventus, com dois jogos realizados no Maracanã. Depois de uma vitória por 1 a 0 na primeira partida, o Alviverde empatou por 2 a 2 com os italianos no segundo confronto e conquistou a taça. Os gols do segundo jogo foram marcados por Rodrigues Tatu e Liminha.
Com um time recheado de craques, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista de 1974 após uma final contra o Corinthians. Conhecido pela "Segunda Academia", a equipe tinha nomes como Leão, Luís Pereira, Ademir da Guia e Leivinha. Depois de um empate por 1 a 1 no primeiro jogo, o Verdão derrotou o rival por 1 a 0, no Morumbi, com um belo gol de Ronaldo, e garantiu a taça.
Em 1993, o Palmeiras findou um jejum de 16 anos ao derrotar o Corinthians na final do Campeonato Paulista. Depois de perder a primeira final por 1 a 0, o Verdão aplicou uma sonora goleada por 4 a 0 no segundo jogo, com destaque para Evair, que marcou dois gols. Mais tarde naquele ano, o Verdão ainda viria a conquistar o Campeonato Brasileiro, batendo o Vitória na final.
Em 1999, foi a vez do Palmeiras conquistar a sua primeira Libertadores. No primeiro jogo contra o Deportivo Cali, o Verdão foi derrotado por 1 a 0 na Colômbia. Na volta, o time comandado por Luiz Felipe Scolari venceu por 2 a 1 no tempo normal e levou a melhor na disputa de pênaltis. Na foto, Marcos comemora o título após Zapata desperdiçar sua cobrança.
2015 marcou a reconstrução do Palmeiras depois de anos conturbados e marcas negativas, como o segundo rebaixamento do clube, em 2012. Na final da Copa do Brasil, o Verdão teve pela frente o Santos. No primeiro jogo, disputado na Vila Belmiro, o rival venceu por 1 a 0. Precisando de triunfo a qualquer custo, o Palmeiras contou com o apoio de sua torcida no Allianz Parque e bateu o Santos por 2 a 1, com dois gols de Dudu, no tempo normal. Nos pênaltis, o Verdão levou a melhor, com Fernando Prass convertendo a última cobrança.
Sob comando de Abel Ferreira, o Palmeiras conquistou o bicampeonato consecutivo da Copa Libertadores de 2020 e 2021. Neste ano, a equipe foi eliminada de forma precoce nas oitavas de final, o que não acontecia há sete anos
954 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas