Os 10 momentos mais marcantes da história do Palmeiras em 110 anos

26/8/2024 06:08

Os 10 momentos mais marcantes da história do Palmeiras em 110 anos

Os 10 momentos mais marcantes da história do Palmeiras em 110 anos

Em 1914, após uma reunião realizada no Palácio Baruel, imigrantes italianos fundaram o Palestra Itália. O clube viria a se chamar Palmeiras apenas em 1942.

Em 1914, após uma reunião realizada no Palácio Baruel, imigrantes italianos fundaram o Palestra Itália. O clube viria a se chamar Palmeiras apenas em 1942. (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Divulgação/Palmeiras

Em 1920, o Palmeiras adquiriu em definitivo o complexo do Parque Antártica. O clube pagou 500 contos de réis pelo campo de futebol e pelo terreno, um grande montante à época. Na foto, o documento que oficializou a compra.

Em 1920, o Palmeiras adquiriu em definitivo o complexo do Parque Antártica. O clube pagou 500 contos de réis pelo campo de futebol e pelo terreno, um grande montante à época. Na foto, o documento que oficializou a compra. (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Divulgação/Palmeiras

Em 1934, o Palmeiras conquistou o seu terceiro título do Campeonato Paulista consecutivo. No jogo decisivo, o Verdão venceu o Atlético Paulista por 3 a 1, com gols de Elísio Gabardo, Gutierrez e Lara.

Em 1934, o Palmeiras conquistou o seu terceiro título do Campeonato Paulista consecutivo. No jogo decisivo, o Verdão venceu o Atlético Paulista por 3 a 1, com gols de Elísio Gabardo, Gutierrez e Lara. (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Divulgação/Palmeiras

Apenas seis dias após mudar o nome para Palmeiras, o Alviverde enfrentou o São Paulo pela final do Campeonato Paulista de 1942. A partida teve um clima de hostilidade, visto que o Verdão era enxergado como um "inimigo da pátria" pelo adversário e por grande parte do público paulistano, já que o nome Palestra Itália era associado com o fascismo italiano. Quando já perdia por 3 a 1, o São Paulo se recusou a prosseguir a partida. A conquista ficou conhecida como "Arrancada Heroica".

Apenas seis dias após mudar o nome para Palmeiras, o Alviverde enfrentou o São Paulo pela final do Campeonato Paulista de 1942. A partida teve um clima de hostilidade, visto que o Verdão era enxergado como um 'inimigo da pátria' pelo adversário e por grande parte do público paulistano, já que o nome Palestra Itália era associado com o fascismo italiano. Quando já perdia por 3 a 1, o São Paulo se recusou a prosseguir a partida. A conquista ficou conhecida como 'Arrancada Heroica'. (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Divulgação/Palmeiras

Em 1951, o Palmeiras conquistou a Copa Rio. Além do Verdão, o torneio contou com as presenças de Vasco, Juventus-ITA, Nice-FRA, Estrela Vermelha-SER, Áustria Viena e Sporting-POR. A grande final foi disputada entre Palmeiras e Juventus, com dois jogos realizados no Maracanã. Depois de uma vitória por 1 a 0 na primeira partida, o Alviverde empatou por 2 a 2 com os italianos no segundo confronto e conquistou a taça. Os gols do segundo jogo foram marcados por Rodrigues Tatu e Liminha.

Em 1951, o Palmeiras conquistou a Copa Rio. Além do Verdão, o torneio contou com as presenças de Vasco, Juventus-ITA, Nice-FRA, Estrela Vermelha-SER, Áustria Viena e Sporting-POR. A grande final foi disputada entre Palmeiras e Juventus, com dois jogos realizados no Maracanã. Depois de uma vitória por 1 a 0 na primeira partida, o Alviverde empatou por 2 a 2 com os italianos no segundo confronto e conquistou a taça. Os gols do segundo jogo foram marcados por Rodrigues Tatu e Liminha. (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Divulgação/Palmeiras

Com um time recheado de craques, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista de 1974 após uma final contra o Corinthians. Conhecido pela "Segunda Academia", a equipe tinha nomes como Leão, Luís Pereira, Ademir da Guia e Leivinha. Depois de um empate por 1 a 1 no primeiro jogo, o Verdão derrotou o rival por 1 a 0, no Morumbi, com um belo gol de Ronaldo, e garantiu a taça.

Com um time recheado de craques, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista de 1974 após uma final contra o Corinthians. Conhecido pela 'Segunda Academia', a equipe tinha nomes como Leão, Luís Pereira, Ademir da Guia e Leivinha. Depois de um empate por 1 a 1 no primeiro jogo, o Verdão derrotou o rival por 1 a 0, no Morumbi, com um belo gol de Ronaldo, e garantiu a taça. (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Divulgação/Palmeiras

Em 1993, o Palmeiras findou um jejum de 16 anos ao derrotar o Corinthians na final do Campeonato Paulista. Depois de perder a primeira final por 1 a 0, o Verdão aplicou uma sonora goleada por 4 a 0 no segundo jogo, com destaque para Evair, que marcou dois gols. Mais tarde naquele ano, o Verdão ainda viria a conquistar o Campeonato Brasileiro, batendo o Vitória na final.

Em 1993, o Palmeiras findou um jejum de 16 anos ao derrotar o Corinthians na final do Campeonato Paulista. Depois de perder a primeira final por 1 a 0, o Verdão aplicou uma sonora goleada por 4 a 0 no segundo jogo, com destaque para Evair, que marcou dois gols. Mais tarde naquele ano, o Verdão ainda viria a conquistar o Campeonato Brasileiro, batendo o Vitória na final. (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Divulgação/Palmeiras

Em 1999, foi a vez do Palmeiras conquistar a sua primeira Libertadores. No primeiro jogo contra o Deportivo Cali, o Verdão foi derrotado por 1 a 0 na Colômbia. Na volta, o time comandado por Luiz Felipe Scolari venceu por 2 a 1 no tempo normal e levou a melhor na disputa de pênaltis. Na foto, Marcos comemora o título após Zapata desperdiçar sua cobrança.

Em 1999, foi a vez do Palmeiras conquistar a sua primeira Libertadores. No primeiro jogo contra o Deportivo Cali, o Verdão foi derrotado por 1 a 0 na Colômbia. Na volta, o time comandado por Luiz Felipe Scolari venceu por 2 a 1 no tempo normal e levou a melhor na disputa de pênaltis. Na foto, Marcos comemora o título após Zapata desperdiçar sua cobrança. (Foto: Acervo/Gazeta Press)
Foto: Acervo/Gazeta Press

2015 marcou a reconstrução do Palmeiras depois de anos conturbados e marcas negativas, como o segundo rebaixamento do clube, em 2012. Na final da Copa do Brasil, o Verdão teve pela frente o Santos. No primeiro jogo, disputado na Vila Belmiro, o rival venceu por 1 a 0. Precisando de triunfo a qualquer custo, o Palmeiras contou com o apoio de sua torcida no Allianz Parque e bateu o Santos por 2 a 1, com dois gols de Dudu, no tempo normal. Nos pênaltis, o Verdão levou a melhor, com Fernando Prass convertendo a última cobrança.

2015 marcou a reconstrução do Palmeiras depois de anos conturbados e marcas negativas, como o segundo rebaixamento do clube, em 2012. Na final da Copa do Brasil, o Verdão teve pela frente o Santos. No primeiro jogo, disputado na Vila Belmiro, o rival venceu por 1 a 0. Precisando de triunfo a qualquer custo, o Palmeiras contou com o apoio de sua torcida no Allianz Parque e bateu o Santos por 2 a 1, com dois gols de Dudu, no tempo normal. Nos pênaltis, o Verdão levou a melhor, com Fernando Prass convertendo a última cobrança. (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Sob comando de Abel Ferreira, o Palmeiras conquistou o bicampeonato consecutivo da Copa Libertadores de 2020 e 2021. Neste ano, a equipe foi eliminada de forma precoce nas oitavas de final, o que não acontecia há sete anos

Sob comando de Abel Ferreira, o Palmeiras conquistou o bicampeonato consecutivo da Copa Libertadores de 2020 e 2021. Neste ano, a equipe foi eliminada de forma precoce nas oitavas de final, o que não acontecia há sete anos - Foto: Cesar Greco/SEP
Foto: Cesar Greco/SEP







954 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Ter - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Botafogo

Brasileiro

Sáb - 19:30 - Antônio Accioly
0 X 1
Atletico Goianiense
Palmeiras