Abel Ferreira é conhecido do torcedor brasileiro desde 2020, no comando de um multicampeão Palmeiras é um deles e a personalidade estourada na beira de campo e em entrevistas. O treinador, porém, assumiu outra imagem para falar ao público do Expert XP , cuja 14ª edição ocorre em São Paulo, entre sexta-feira e sábado, 30 e 31. De traje esporte fino, sem gravata, ele ostentou sua imagem conforme a semelhança dos muitos espectadores, pessoas do mundo corporativo e que o ovacionaram após a palestra. O português participou do painel "Alta performance: desafios e estratégias com dois ícones do esporte", ao lado do bicampeão olímpico Bernardinho. Juntos, eles compartilharam a visão de líderes, fazendo paralelos do mundo esportivo com ambientes empresariais.
As falas certamente inspirarão publicações sobre liderança no LinkedIn. O público lotou as cadeiras disponíveis no espaço de palestra do evento e ainda acumulou pessoas em pé, com os braços para cima, tentando capturar algum registro dos treinadores. A área mais lotada era a indicada como "VIP", mais próxima ao palco. Abel Ferreira compartilhou conhecimento sobre gestão na Expert XP.
Um das máximas citadas por Abel Ferreira foi sobre momentos decisivos. "Decisões difíceis tornam a vida fácil. Decisões fáceis tornam a vida difícil", cravou, antes de ser aplaudido. Categórico, ele buscou concluir um raciocínio que o parceiro de palco, Bernardinho, havia começado. "Criamos relações com quem luta do nosso lado. Nós não podemos deixar a cumplicidade ser perversa. Tenho que pensar no bem do time. Essa relação não pode pautar nossa decisão. Se sua decisão não parecer justa para seu time, você não é mais líder", filosofou o técnico bicampeão olímpico.
Na plateia, o público aplaudiu - sem fazer menção ao Palmeiras - até que a participação dos treinadores chegou ao fim. Quando Abel se despedia, camisas do time alviverde começaram a aparecer mais perto do palco. Quem vestia uma delas era a head comercial Juliana Canoli, que considera Abel Ferreira uma inspiração. "Anotei algumas frases. Essa coisa de ouvir um \'não\' é diária", comentou. Logo depois, ela espontaneamente o defendeu sobre a recente fala machista em uma entrevista coletiva: "Ele fez um comentário infeliz, mas eu entendo a pressão dele logo após uma derrota. Ele não quis falar de mulheres no geral." Juliana Canoli, trabalha com tecnologia, é fã de Abel Ferreira e foi com camisa do Palmeiras acompanhá-lo na Expert XP.
Juliana, então, emendou uma frase sobre quem diz ter perdido o encanto pelo português. "Se você perde o encanto toda vez que alguém errar, você não se encanta por mais ninguém", disse. Ao encerrar, Abel Ferreira agradeceu à XP, que, segundo ele, "foi muito generosa com o cachê". Sem revelar valores, ele confessou a surpresa e arrancou risos da plateia. O barulho foi ainda maior quando se somaram os aplausos após o anúncio de que ele doaria o que recebeu pela participação.
Abel é considerado um dos melhores técnicos do Brasil, mas não foi tão brilhante como jogador. O conhecimento que ele buscou repetir é no sentido de evitar autossabotagens. Para isso, contou até mesmo uma situação vivida no tempo de jogador. "Um treinador me disse: \'Tu és muito melhor jogador do que pensas\'. Ainda hoje faço perguntas retóricas aos meus jogadores. Pergunto para deixá-los a pensar. Às vezes, o maior adversário está dentro de cada um de nós", refletiu. Anos depois da anedota contada por ele, isso ainda se prova verdade.
1242 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas