Um dos grandes destaques da convocação da seleção brasileira para os próximos compromissos pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026 , o atacante Estêvão , do Palmeiras , ganhou 3kg desde sua promoção ao elenco principal do Alviverde, no final do ano passado. O trabalho foi feito para que o garoto de apenas 17 anos conseguisse suportar os fortes "trancos" do futebol profissional, além da insana maratona de jogos do calendário brasileiro. Quem comandou as ações nos bastidores foi Mirtes Stancanelli , nutricionista do Verdão, que fez trabalho similar com outros jogadores do time alviverde, como o atacante Flaco López .
Em entrevista à ESPN , Mirtes afirmou que, em muitos casos, precisa "ensinar" os atletas a comerem coisas novas, incentivando a degustação de alimentos importantes que eles não têm costume de ingerir. A nutricionista, porém, diz que nada é "pressionado", com os jogadores entendendo pouco a pouco a importância da alimentação balanceada para a profissão.
"O Estêvão chegou como os outros também chegaram e se impressionaram com os processos que nós temos aqui. Esses processos são como se eles entrassem numa trilha de treinos mais intensos e controlados, com jogos muito sequenciais, mas também com apoio da alimentação para eles se desenvolverem. Foi algo novo para todos eles", apontou.
No caso específico de Estêvão, Mirtes explicou que tanto clube quanto atleta notaram que o atacante precisava ganhar corpo para competir no futebol profissional contra atletas mais fortes. Ao mesmo tempo, o canhoto também necessitava de uma boa alimentação para aguentar os puxados treinos da comissão de Abel Ferreira, além da maratona de jogos e viagens pelo Brasil e pela América do Sul. Com isso, a nutricionista "liberou" até mesmo alimentos como pudim de leito condensado, um dos doces favoritos de Estêvão, antes dos jogos, tanto para fornecer calorias quanto para "animar" o garoto.
A alimentação regrada de Estêvão, aliás, não se restringe nos períodos em que ele está a serviço do Verdão, seja na Academia de Futebol ou nos jogos dentro e fora de casa. De acordo com Mirtes, o trabalho segue na casa dos atletas, com marmitas especialmente preparadas para cada jogador. No caso do atacante, inclusive, ele é "monitorado" através de um grupo de WhatsApp, no qual seus pais reportam à equipe de nutrição do Palmeiras se ele está consumindo os alimentos de forma correta - principalmente aqueles mais "difíceis", como verduras e frutas.
Próximos jogos da seleção brasileira: Equador (C) - 06/09, 22h (de Brasília) - eliminatórias da Copa 2026 Paraguai (F) - 10/09, 21h30 (de Brasília) - eliminatórias da Copa 2026
4176 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
o Palmeiras da exemplo pra muitos clubes no mundo todo ... nao adianta contratar 100 jogadores "craques" como alguns clubes fazem se nao tiver uma excelente gestão para jogadores de alta performance ... vejam o Flamerda ... 8 lesionados e gastando milhões com os salarios destes jogadores inclusive 3 só voltam no ano que vem ... ok q algumas lesões nao são previstas mas uma boa gestão nesse sentido previne muitas vezes lesões musculares ... mas enfim alguns nao estao preparados pra esta conversa