Gobbato e Periquito são os mascotes do Palmeiras. O Palmeiras é conhecido por ter dois mascotes oficiais: tanto o porco quanto o periquito são os animais que representam o clube. A história por trás do surgimento dos mascotes do Verdão remonta ao ano de fundação do clube, em 1914. Como a cor verde foi escolhida para o clube, os torcedores queriam escolher alguma ave tipicamente brasileira para representar o Verdão. Assim nasceu o Periquito, primeiro mascote da história do Verdão.
Os registros desse mascote foram ganhando força a partir de 1942, quando o então Palestra Itália mudou seu nome para Palmeiras. Um dos fatores que impulsionaram a identidade do animal com o clube foi a relação que os cronistas da época fizeram entre o Periquito e o hino do Palmeiras, principalmente no verso "que sabe ser brasileiro".
Principalmente após a Segunda Guerra Mundial, os torcedores rivais do Verdão chamavam de maneira pejorativa o clube palmeirense de "porco", como referência também ao governo italiano fascista daquela época. Essa história só foi mudar no ano de 1983, quando o então diretor de marketing do clube, João Roberto Gobbato apresentou à diretoria a ideia de também assumir o porco como um mascote.
O Porco, no entanto, só foi oficializado como mascote no ano de 2016, e recebeu o nome de seu criador original, Gobbato.
1074 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas