Talvez você não tenha percebido, mas alguns novos detalhes sobre o Mundial de Clubes da FIFA de 2025, que terá Flamengo , Fluminense e Palmeiras , foram divulgados na semana passada. O torneio inaugural, no qual 32 equipes de todo o mundo competirão durante quatro semanas nos Estados Unidos, agora tem um emblema oficial. É isso mesmo: no dia 4 de setembro, a FIFA divulgou o logotipo e a assinatura de áudio da competição.
Quanto aos detalhes sobre onde exatamente os jogos serão disputados, a FIFA ainda não revelou essa informação. Portanto, faltando apenas nove meses para o início do Mundial de Clubes da FIFA, marcado para o dia 15 de junho, as equipes participantes e seus torcedores não têm ideia se viajarão para Nova Iorque, Chicago, Filadélfia, Seattle ou Los Angeles. Ou um outro lugar completamente diferente.
Por conta de tudo que envolve a competição, um entrave acontece. O sindicato global de jogadores FIFPRO e as Ligas Europeias (que representam 39 ligas em 33 países) estão envolvidos em uma disputa legal com a FIFA desde julho sobre o que eles alegam ser o "abuso de domínio" do órgão regulador mundial do jogo. A FIFA respondeu acusando as ligas de "hipocrisia". Técnicos e jogadores de alto nível, incluindo Pep Guardiola, Carlo Ancelotti, Erling Haaland, Kevin De Bruyne e Robert Lewandowski, levantaram preocupações sobre as exigências impostas aos jogadores pelo Mundial de Clubes, com o esgotamento - físico e mental - se tornando um medo dentro do esporte. Mas qual é a realidade do Mundial de Clubes da FIFA e por que ela está se mostrando tão controversa?
Times já classificados para o Mundial da Fifa: Al Ahly (Egito) – campeão da Champions da África 2020/21 e 2022/23 Wydad (Marrocos) – campeão da Champions da África 2021/22 Al Hilal (Arábia Saudita) – campeão da Champions da Ásia 2021 Urawa Red Diamonds (Japão) – campeão da Champions da Ásia 2022 Al Ain (Emirados Árabes Unidos) - campeão da Champions da Ásia 2023/24 Chelsea (Inglaterra) – campeão da Champions League 2020/21 Real Madrid (Espanha) – campeão da Champions League 2021/22 Manchester City (Inglaterra) – campeão da Champions League 2022/23 Bayern de Munique (Alemanha) – ranking da Uefa Paris Saint-Germain (França) – ranking da Uefa Inter de Milão (Itália) – ranking da Uefa Porto (Portugal) - ranking da Uefa Benfica (Portugal) – ranking da Uefa Borussia Dortmund (Alemanha) – ranking da Uefa Juventus (Itália) – ranking da Uefa Atlético de Madrid (Espanha) - ranking da Uefa Red Bull Salzburg (Áustria) - ranking da Uefa Monterrey (México) – campeão da Champions da Concacaf 2021 Seattle Sounders (Estados Unidos) – campeão da Champions da Concacaf 2022 Club León (México) – campeão da Champions da Concacaf 2023 Pachuca (México) - campeão da Champions da Concacaf de 2024 Auckland City (Nova Zelândia) – ranking da Oceania Ulsan (Coreia do Sul) - ranking da AFC Espérance (Tunísia) - ranking da CAF Mamelodi Sundowns (África do Sul) - ranking da CAF Palmeiras (Brasil) – campeão da Libertadores 2021 Flamengo (Brasil) – campeão da Libertadores 2022 Fluminense (Brasil) – campeão da Libertadores 2023 River Plate (Argentina) - via ranking da América do Sul* Boca Juniors (Argentina) - via ranking da América do Sul Vagas restantes para o Mundial: 1 da América do Sul (campeão da Libertadores de 2024*) 1 do representante do país-sede (Estados Unidos) *Caso seja campeão da Libertadores 2024, o River carimba o passaporte para o Mundial como vencedor de competição, assim como os brasileiros já garantidos. Assim, mais um clube pode ir via ranking.
Por que há tanta oposição ao torneio? Os proprietários de clubes têm mantido um silêncio visível sobre o Mundial de Clubes da FIFA, mas os dirigentes, jogadores e sindicatos, incluindo a FIFPRO e a Associação de Jogadores Profissionais de Futebol (PFA) da Inglaterra, têm manifestado preocupação com o aumento da carga de trabalho.
Fontes disseram à ESPN que a Premier League está preocupada com a imposição do Mundial de Clubes na janela de verão - um espaço normalmente ocupado pelo futebol de seleções.
Há algum apoio para o Mundial de Clubes? Fontes da FIFA afirmam que o torneio garantirá uma maior divisão de recursos de marca e dos financeiros para clubes e ligas fora do poderoso mercado europeu.
O que sabemos sobre o Mundial de Clubes de 2025? É mais um caso do que não sabemos. A falta de clareza está aumentando a opinião dentro do esporte de que os planos da FIFA para o Mundial de Clubes não foram totalmente testados.
Fontes afirmaram que o plano original era que o Mundial de Clubes fosse realizado em cidades da costa leste dos Estados Unidos por motivos como a oferta de um fuso horário mais adequado para as emissoras europeias, menos viagens para as equipes europeias e também porque a Copa Ouro da CONCACAF de 2025 será realizada na costa oeste entre 14 de junho e 6 de julho.
Há também uma questão sobre quem transmitirá o Mundial de Clubes. A FIFA anunciou, em meados de julho, que havia aberto uma licitação para os direitos de transmissão depois que foi noticiado que as negociações com a Apple haviam sido interrompidas porque a oferta de R$ 5 bilhões da gigante da tecnologia ficou muito aquém do preço pedido pela FIFA, de R$ 28 bilhões.
Há alguma do torneio não acontecer na data prevista? Muitas pessoas no mundo do futebol gostariam de ver o Mundial de Clubes sendo cancelado, mas isso não vai acontecer.
2556 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas