A caminhada da Ferroviária rumo ao acesso à Série B do Brasileiro passa muito pela boa fase de alguém que já viveu os dois lados do futebol. Cria do Palmeiras , onde fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil de 2015, e pupilo de Fernando Diniz no vice-campeonato paulista do Audax em 2016, o meia-atacante Juninho passou também por altos e baixos ao longo da carreira até virar um dos principais destaques do time com a melhor campanha do quadrangular decisivo da Série C e que está um passo de subir para a segunda divisão nacional após 29 anos.
Com a camisa 10 da Ferrinha às costas, ele vive, aos 29 anos, a sua temporada mais artilheira. Juninho já marcou dez vezes em 2025. Sete foram durante a Série C - o último deles na vitória por 3 a 2 sobre o Athletic-MG, em jogo com duas viradas na última segunda-feira, em Araraquara. É goleador da Locomotiva na competição. – Esse é o melhor momento da minha carreira, em números. Já tinha feito sete gols em um ano e hoje tenho dez gols neste ano, e mais três assistências – disse o jogador, em entrevista exclusiva ao ge.
Natural de Rio das Pedras (SP), ele começou nas categorias de base do Rio Preto e teve outras experiências até chegar ao Palmeiras. – Minha carreira começou no Rio Preto, aos 12 anos. Fiquei um ano no clube e fui fazer uma avaliação no Internacional, já no sub-15, mas não fiquei. Voltei para o União Barbarense e em 2010, quando terminou a idade, um olheiro do Palmeiras me viu e em 2011 eu já estava lá. Fiquei do sub-17 até o profissional – relembra.
A estreia pelo Verdão foi na Série A de 2014, ainda quando a equipe era comandada por Ricardo Gareca. Ele esteve no elenco que conquistou a Copa do Brasil em 2015. Na campanha do título, o meia entrou em campo somente uma vez, no empate em 1 a 1 contra o Sampaio Correa, ainda na segunda fase. – Participei do elenco campeão da Copa do Brasil, em 2015. Foi muito bom. Lá trabalhei um pouco com o Felipão, Ricardo Gareca, que me subiu para o profissional, Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira, Marcelo de Oliveira e depois fiquei sendo emprestado durante este período, para times da Série B e do Paulistão – relembra.
Os empréstimos de Juninho começaram em 2016. Logo na sua primeira experiência profissional fora do Palmeiras, o jogador participou do vice-campeonato Paulista com as cores do Audax, na ocasião comandado por Fernando Diniz e sensação do estadual daquele ano. Ele foi o camisa 10 nas principais partidas da equipe no campeonato, inclusive marcando na goleada sobre o São Paulo, por 4 a 1, pelas quartas de final.
No segundo semestre, disputou a Série B pelo Criciúma. Foi em 2017, para disputa do Campeonato Paulista, que o atleta chegou pela primeira vez à Locomotiva. Naquele semestre, a equipe conseguiu escapar do rebaixamento com uma arrancada histórica, e Juninho foi protagonista na vitória em cima do Ituano, o que deu um respiro para a equipe na fase final. Após o estadual pela equipe de Araraquara (SP), ele rodou por Guarani, Ituano, Vila Nova, Figueirense, Mirassol, Paysandu, Paraná e Marcílio Dias-PR, além do futebol da Indonésia.
No ano passado, surgiu a proposta para integrar o elenco que disputou a Série D do ano passado na Inter de Limeira. O convite foi aceito pela vontade do jogador em trabalhar ao lado de Júnior Rocha, atual comandante da Ferrinha. A parceria deu certo, e o atleta renovou para a disputa do Paulistão deste ano, quando marcou três gols - dois deles contra o Palmeiras no Allianz Parque, fazendo valer a "Lei do ex".
No segundo semestre, apareceu a oportunidade de voltar à AFE. Mais experiente e rodado do que em sua primeira passagem, nem mesmo a saída de Vinicius Bergantin do comando técnico abalou a confiança do atleta. Com a contratação de Júnior Rocha, a dupla repetiu a parceria que deu certo em Limeira.
A Ferroviária faz uma campanha sólida até aqui. Ficou invicta até a última rodada da primeira fase, quando, já classificada, perdeu para o líder Botafogo-PB, fora de casa, por 2 a 0, e avançou em terceiro. No quadrangular final, a equipe lidera o Grupo C, com sete pontos, e vai entrar em campo na segunda-feira, novamente contra o Athletic, mas desta vez em Minas Gerais, com a chance de garantir o acesso faltando ainda duas rodadas - basta uma vitória. Juninho teve participação direta nas duas vitórias até aqui no quadrangular, com gols diante de Athletic-MG e Londrina - ambas por 3 a 2 na Fonte Luminosa, e vive a expectativa de subir com a Ferroviária para confirmar a boa fase, mas entende que o momento é de cautela e pés no chão.
5298 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas