Flaco López estende a mão sobre a mesa e se serve de uma salada com grãos, ovo cozido, filé mignon e fatias de batata doce, pouco após o treino na Academia de Futebol. É uma alimentação regrada, e principalmente saudável, como tem sido o cardápio do artilheiro do Palmeiras em 2024. A novidade, portanto, está em quem o faz: sua namorada e nutricionista, Delfina Apter.
– É difícil porque ele não gosta de qualquer coisa. É muito criterioso. Tem que ficar pensando bastante, mas a gente está combinando bem – conta Delfina, sentando-se à mesa, mais habituada depois de dois anos morando juntos em São Paulo.
Acompanhado pelo Núcleo de Saúde e Performance desde a chegada, em 2022, Flaco transformou a composição do próprio corpo, ganhou pelo menos 5kg de massa muscular, mudou a alimentação e a rotina de sono para viver agora o melhor ano da carreira no futebol.
Nos primeiros anos, Flaco costumava almoçar na Academia de Futebol e carregava "marmitas" para casa, como parte do trabalho individualizado com a nutricionista do Verdão, Mirtes Stancanelli.
Agora, ampliou esse acompanhamento para as orientações da namorada, que mantém contato com a profissional para indicações de fornecedores e até receitas. – Ela passou um contato para mim que vende açaí de boa qualidade, e Flaco gosta – conta Delfina, satisfeita.
Eles costumam fazer as refeições juntos, e Delfina prepara o cardápio. Carnes magras, frango, alguns tipos de peixe, mas com receitas ligadas principalmente à culinária argentina. Flaco recusa refrigerante, doces e, quando pode ultrapassar os limites do saudável, principalmente para repor o que perdeu após os jogos, escolhe os pratos favoritos.
– Gosto muito de frango à milanesa e parmegiana. Não gosto muito de comer processados – confessa o atacante. – No nosso freezer tem milanesa já pronta e é só colocar no forno. A gente tenta fazer algo que seja bom e com pouco óleo, faz no forno – explica Delfina.
A mudança na alimentação gerou o primeiro impacto no ganho de massa muscular, mas agora surte efeito também no sono do centroavante. Empenhado na mudança, ele passou ainda a associar o cardápio e a rotina regrada a um dispositivo, que funciona como pulseira ou preso no short, para medir esforço físico, mental, fases do sono e até os níveis de ingestão de água ao longo do dia.
– Agora estou bem regulado, durmo 1h ou 1h30 depois do almoço. Antes era muito pior, eu chegava a dormir até 5h. Chegava do treino, almoçava e acordava 18h, 19h, só comia alguma coisa e dormia de novo – conta o centroavante aos risos.
Ainda que trabalhoso, o desenvolvimento físico o deixou mais confiante dentro de campo, principalmente para suportar o ritmo do futebol brasileiro, que é mais intenso que o argentino, onde havia atuado durante quase toda a carreira. E fez a diferença para a melhora de desempenho de Flaco. Pressionado como terceira contratação mais cara da história do clube, ele chegou a 21 gols na temporada - com a vitória sobre o Vasco - e agora soma 31 ao todo pelo Palmeiras , entrando pela primeira vez no Top 100 maiores artilheiros do Alviverde.
– Eu tento olhar muito os grandes atacantes e bons cabeceadores, os movimentos que fazem. O timing da bola também é muito importante – revela Flaco.
Dono de nove gols contra 11 de Pedro, do Flamengo, o centroavante disputa ainda a artilharia do Brasileiro, onde trabalha pela conquista do tricampeonato e para voltar a dar ao Palmeiras o artilheiro do campeonato após quase seis décadas - o último foi César Maluco, em 1967. – Estou desfrutando muito mais nessa temporada. Talvez nas anteriores eu ficava pensando muita coisa, mais do que desfrutando do futebol, e essa temporada eu consegui desfrutar e melhor ainda que estou podendo ajudar o time com o rendimento.
2133 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas