Despedir-se antecipadamente das Copa do Brasil e Conmebol Libertadores pesou pela quebra de expectativas no Palmeiras, mas desde então - já que não é possível mudar os resultados - o técnico Abel Ferreira tem reforçado ao menos uma mudança como ponto positivo nessa história: o ganho de tempo. – Tivemos tempo para viver. Jogar futebol é como um parque de diversões. Temos de estar frescos, para divertir e tirar o máximo – disse o treinador, ainda na semana passada, após a goleada sobre o Criciúma.
Mas, o que muda na prática para o Verdão? À primeira vista, o aumento do tempo de recuperação é evidente, mas há outras mudanças que o clube enxerga neste processo. Desde que passou a contar com a semana completa entre jogos, o Palmeiras trabalha treinos mais longos e mais intensos na Academia de Futebol. Com uma média de quatro atividades de preparação - em vez de duas -, a comissão técnica consegue compartilhar mais conteúdo técnico e tático com o elenco. É uma mudança, executada por um mês, que está sendo sentida também pelos atletas.
– Sempre quando a gente tem tempo para treinar, as coisas ficam ‘menos difíceis’, digamos. O Abel consegue passar tudo que ele quer. É diferente de quando jogamos sempre, que a gente só joga e recupera – explica Raphael Veiga. Entre os atletas - e até o próprio Abel, como deixou evidente nas entrevistas -, a mudança auxilia ainda na recuperação mental, com o "tempo para viver" citado pelo treinador.
Na casa de Flaco López, por exemplo, artilheiro do Palmeiras, há mais tempo para compartilhar os dias com a namorada, Delfina. – Mesmo que tenha muitos jogos, ele sempre está de boa, tranquilo, então nesse sentido é igual, mas agora ele fala: quer que eu faça um churrasco? Quer assistir a um filme? Porque talvez quando tem que ir no treino, concentrar muito, não dá para fazer muita coisa junto – conta Delfina ao ge. – É tudo muito rápido aqui no futebol, então aproveitamos para fazer coisas normais, como assistir a um filme e não dormir tão cedo – completa Flaco.
Foi ao longo deste novo período que o Palmeiras conseguiu emendar cinco vitórias seguidas no Brasileiro para manter a perseguição ao líder Botafogo - à frente por três pontos neste momento. Durante a sequência, só a primeira semana foi "interrompida", pelo jogo de volta das oitavas da Libertadores, quando empatou com o Botafogo e foi eliminado.
705 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas