O Verdão é campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2024! Nesta segunda-feira (30), o time palestrino derrotou o Cruzeiro por 3 a 0, no Allianz Parque, na partida de volta da final – os gols das Crias da Academia foram marcados por Allan e Rafael Coutinho (duas vezes). No primeiro jogo, as equipes empataram por 2 a 2, em Belo Horizonte-MG.
Este é o terceiro título de Brasileiro Sub-20 conquistado pelo Palmeiras. Antes, o Alviverde já havia levantado a taça nas edições de 2018, quando superou o Vitória, e de 2022, ao bater o Corinthians. O Verdão foi finalista da competição em três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024), um feito inédito.
Ao longo da competição, o time palestrino disputou 23 partidas, com 16 vitórias, três empates e quatro derrotas, somando 59 gols marcados e 26 sofridos – Thalys é o artilheiro da equipe no torneio, com 15 tentos.
Com o título conquistado nesta segunda, o Palmeiras garantiu vaga na disputa da CONMEBOL Libertadores Sub-20 da próxima temporada. As Crias da Academia também marcaram presença no torneio continental em 2023.
O Palestra é o clube com mais títulos de competições nacionais de base, alcançando a marca de 18 taças nesta segunda. Além de tricampeão do Brasileiro, o Sub-20 já faturou duas vezes a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2022 e 2023, duas vezes a Copa do Brasil da categoria, em 2019 e 2022, e uma vez a Supercopa, em 2022.
Os campeões voltam a campo na quinta-feira (03), estreando pela Copa do Brasil Sub-20, contra o União ABC-MS, às 15h (de Brasília), no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. O time alviverde também disputa o Campeonato Paulista da categoria e enfrenta o Corinthians, no dia 12 de outubro (sábado), às 15h, no Parque São Jorge, na partida de ida das quartas.
O jogo
O Verdão começou a partida com mais oportunidades e sem deixar o Cruzeiro encontrar espaço. Aos 32 minutos, Arthur cruzou pelo lado esquerdo, Thalys finalizou e o goleiro espalmou. No rebote, Patrick tentou uma bomba de fora da área, mas a bola passou por cima do travessão. Riquelme Fillipi arriscou e o arqueiro defendeu, aos 35.
A pressão alviverde teve efeito e as Crias da Academia balançaram as redes, aos 38 minutos: Luighi tocou para Allan, que limpou a marcação e abriu o placar da final. Aos 40, Gilberto cobrou falta pelo lado esquerdo, Benedetti tentou cabecear e a bola sobrou para Luighi, mas parou no goleiro.
Sem dar chance para o adversário, o Verdão continuou buscando ampliar o placar. Allan cobrou escanteio e Rafael Coutinho subiu mais alto que a marcação para cabecear para o fundo das redes, aos 42 minutos.
Aos 14 minutos da segunda etapa, o Palmeiras marcou o terceiro tento, mais uma vez com Coutinho. Em cobrança de escanteio, o camisa 5 antecipou a marcação e subiu para anotar o segundo gol de cabeça no duelo,
Palmeiras Sub-20: Deivid; Gilberto, Robson, Benedetti e Arthur (André Lucas); Rafael Coutinho (David), Patrick e Allan (Edney); Thalys (Diogo), Luighi (Daniel) e Riquelme Fillipi (Sorriso). Técnico: Lucas Andrade.
1497 visitas - Fonte: -