A rodada 29 do Brasileirão foi excelente para o Botafogo. A vantagem na liderança da classificação que era de apenas um ponto para o vice-líder Palmeiras agora aumentou para três: o Botafogo está com 60 pontos, e o Palmeiras, com 57. Ao derrotar como visitante o Athletico-PR, o Botafogo voltou a ser a equipe com maiores chances de ser campeão, passando de 40,5% ao final da rodada passada para 57,06%. Em consequência, o Palmeiras, que também fora de casa empatou com o Bragantino, teve reduzido seu potencial de título: a probabilidade de conquistar o tricampeonato caiu de 44,38% para 33,19%. O terceiro colocado Fortaleza foi derrotado como visitante pelo Grêmio. Com isso, perdeu contato com o líder, e suas chances de título que estavam em 11,38% foram reduzidas para 5,42%. Ao final da rodada passada, apenas dois pontos separavam o líder do terceiro colocado. Agora, essa diferença passou para cinco pontos, o que se reflete nas chances de cada um. As derrotas de Bahia e Cruzeiro zeraram a probabilidade estatística de essas equipes serem campeãs quando considerados o nível dos adversários que enfrentarão e os desempenhos ofensivos e defensivos que vêm mostrando na competição.
Apesar de matematicamente os times ainda terem pontos a disputar suficientes para alcançar o Botafogo, a probabilidade estatística de isso ocorrer é nula: todos os times que estão à frente teriam de perder muitos jogos, o que não é provável que aconteça. Veja a tabela e todos os números das chances de título na Série A em 2025. As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.464 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Libertadores. Enquanto Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores não estiverem decididas, os quatro primeiros colocados no Brasileirão se classificam para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem, enquanto o quinto e o sexto colocados disputam uma fase preliminar. Caso os campeões das três competições estejam entre os primeiros colocados do Brasileirão, novas vagas classificatórias para a Libertadores serão abertas no nacional. Por enquanto, apresentamos as chances de as equipes terminarem o Brasileirão até a quarta e até a sexta colocações.
Chances de permanência. A luta pela permanência na Série A foi muito dinâmica na rodada 29: oito dos últimos dez colocados pontuaram: Criciúma, Cuiabá, Fluminense e Grêmio venceram; Bragantino, Corinthians, Juventude e Vitória empataram; Athletico-PR e Atlético-GO foram perderam. Melhor para o Fluminense, que derrotou em casa o Cruzeiro, e deixou o Z4 que leva para a Série B, trocando de lugar com o Vitória, que apesar do empate fora de casa com o Atlético-MG, é agora o 17º colocado. A probabilidade de o Fluminense ficar na Série A passou de 48,16% para 57,73%. O Fluminense, assim como o Cuiabá, tem um jogo a mais ainda por disputar devido a adiamentos: a equipe carioca teve adiado o jogo como mandante contra o Athletico-PR, e o Cuiabá, a partida como visitante contra o Vasco.
1593 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas