O zagueiro Vitor Reis, de 18 anos, só disputou 15 jogos pelo time profissional do Palmeiras mas já chama a atenção de gigantes como Arsenal, Barcelona, Liverpool e Real Madrid. De acordo com João Paulo Sampaio, coordenador da base alviverde, ele será o defensor mais caro da história do futebol brasileiro: não será negociado por menos que 35 milhões de euros (R$ 214 milhões na cotação atual).
Aproveitando esses holofotes, a P&P Sport Management — que cuida da carreira do atleta — fechou uma parceria com a Wolff Sports, que a partir de agora terá exclusividade na gestão e comercialização da imagem de Vitor Reis. A agência de marketing esportivo foi quem cuidou do plano de carreira comercial de Endrick, um dos primeiros grandes sucessos no mundo dos atletas, e agora tem a missão de transformar um zagueiro no "queridinho" do mercado publicitário.
O perfil do Vitor ajuda muito, porque é um perfil que as empresas gostam dessa obviedade em relação ao perfil do atleta. Se eu fosse uma empresa e quisesse patrocinar um atleta durante a carreira dele, qual eu patrocinaria com os olhos fechados? Você vai dizer o Kaká, que era um atleta óbvio no sentido de ser um gentleman, boa postura, nunca se envolveu em polêmica. O Vitor tem essa linha do Kaká. Ele é um bom garoto, caseiro, gosta da família, focado, centrado, ele é frio. Esse perfil é muito bem visto pelas empresas.
Ano de Vitor Reis chamou atenção da agência e, segundo Wolff, já existe um primeiro acordo encaminhado com uma empresa do segmento financeiro.
Como transformar um zagueiro em um nome atrativo para o mercado?
"O zagueiro é mais difícil de emplacar do que o atacante, porque se os dois fizerem duas partidas maravilhosas, o atacante vai ter mais destaque. Tanto que esses jogadores do ataque, ou são os pontas, os atacantes, eles costumam ser vendidos por valores maiores. É um desafio. Eu já escutei de alguns assim: 'eu quero ver agora você fazer um zagueiro'. Para nós, esses desafios se tornam mais interessantes.
Interesse de gigantes europeus em Vitor Reis: "O fato dele estar sendo sondado por grandes clubes europeus e o nome dele cada vez mais vai estar em veículos de comunicação, na mídia, isso, óbvio, para nós vai nos ajudar a implementar o plano que nós precisamos."