Os palmeirenses comemoram a contratação de Dudu devido ao "chapéu" dado em Corinthians e São Paulo, que afirmaram ter interesse no atacante.
Mas há mais motivos para essa alegria, pois o Palmeiras contratou um jogador solidário com características ainda mais importantes no Palestra do que seriam nos rivais, que já tinham jogadores com o perfil dele. O Verdão, não.
Dessa forma, não só o Palmeiras ganhou, como Dudu também.
O jovem, que completou 23 anos em 7 de janeiro, tem números pelo Grêmio no Brasileirão 2014 que dão uma boa pista sobre o que despertou o interesse dos três grandes paulistas em seu futebol.
Chama a atenção ele ter praticamente o mesmo número de finalizações (47) e de assistências (46) para seus companheiros completarem a gol. Somando essas participações, Dudu participou de oito dos 36 gols do Grêmio, uma equipe extremamente competente em se defender, sétima colocada na classificação apesar do quinto ataque menos eficiente.
Dudu fez 47 finalizações, mas marcou apenas três gols, uma eficiência ofensiva relativamente baixa para um atacante que participou de 35 dos 38 jogos da Série A e permaneceu em campo por 2.996 minutos. Foi titular em 33 jogos.
Quando aparece mais pelo lado esquerdo do campo, é mais comum vê-lo fazendo assistências, embora suas finalizações ocorram pelos dois lados.
Palmeiras e Dudu ganham muito com a contratação porque não havia no elenco um jogador solidário, finalizador e constante. No Corinthians, Renato Augusto e Jadson fizeram mais assistências do que Dudu, e Paolo Guerrero ficou pouco atrás, mas é mais experiente e artilheiro.
No São Paulo, Ganso se destaca como o sétimo jogador que mais assistências para finalizações fez em todo o Brasileirão, duas posições atrás de Renato Augusto e duas à frente de Jadson. Ou seja, os dois rivais já tinham quem colocasse a bola para os companheiros concluírem a gol.
No Palmeiras, o único a aparecer entre os 20 mais solidários, é Valdivia, que fez 39 assistências para finalizações, que resultaram em seis gols. Mas é preciso levar em consideração que dos 38 jogos do Verdão, o chileno disputou 17.
Em 1.425 minutos que passou em campo, fez 15 finalizações e nenhum gol.
Como comparação, Wesley, um dos jogadores que mais finalizaram no Palmeiras no Brasileirão 2014, jogou por 2.189 minutos em 26 jogos, fez 45 finalizações.
Com a camisa alviverde, Dudu terá maiores chances de jogar e conseguir uma sequência para se adaptar ao novo clube, o que é importante para um jovem, que pode oscilar.
5904 visitas - Fonte: Ge