Foi em um dia 30 de outubro, como nesta quarta-feira, que Abel Ferreira foi anunciado como substituto de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras. De 2020 para cá, em exatos quatro anos, o técnico português se tornou um dos maiores nomes da história do clube, com dez títulos conquistados. Um sucesso que nem mesmo quem foi o primeiro a apostar em Abel como treinador poderia imaginar. Foi Carlos Freitas, então gestor esportivo do Sporting, quem deu a oportunidade de o técnico assumir a equipe sub-19 do clube e iniciar uma carreira que já dura 12 anos.
Hoje comentarista do "Canal 11", de Portugal, o ex-dirigente conversou com exclusividade com a ESPN e contou o que viu no então jogador Abel Ferreira para acreditar que aquele lateral – que chegou a defender, inclusive, a seleção de Portugal – poderia ter sucesso à beira do campo. "O Abel era um lateral-direito com alguma consistência no Campeonato Português, já tinha demonstrado essa consistência em clubes como o Vitória (de Guimarães) e o Braga, e na altura, com o Paulo Bento como treinador, decidimos tentar", iniciou Carlos, lembrando o Abel ainda atleta.
Abel teve a carreira abreviada por uma grave lesão no joelho direito, aos 33 anos, em 2011. Foi quando surgiu a chance de se tornar técnico, pelas mãos de Carlos Freitas. "À medida que nós temos contato com os jogadores, rapidamente, vamos ganhando uma ideia muito precisa, muito clara, daqueles jogadores que têm o maior entendimento do jogo, que têm capacidade de liderança, que têm capacidade de comunicar e transmitir aquilo que pensam do jogo.
Da mesma forma como não sabia que a aposta de Abel no sub-19 daria certo, Carlos admitiu que não esperava tamanho sucesso do português no futebol brasileiro. "Mais uma vez, tenho que confessar a minha surpresa, mas no sentido positivo. Porque o Abel já tinha feito bons trabalhos no Braga e no PAOK. Ainda assim, era um técnico em crescimento."
"Isso demonstra qualidade de trabalho, a capacidade de trabalhar bem e depressa. No caso do Palmeiras e do Abel, independentemente de quem sai, o Palmeiras tem a capacidade de se reinventar, e isso tem uma marca muito forte da mão dos treinadores, como é óbvio."
Certo é que, independentemente do futuro, Abel está na história do Palmeiras, com títulos da CONMEBOL Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Brasileirão – em lista que ainda pode aumentar em 2024, com o time novamente brigando pela taça nacional. Uma vitoriosa trajetória iniciada há exatamente quatro anos...
1893 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
falou o que entende pra caralho de futebol SQN kkk
sucesso até o final de 2023, em 2024 só faz lambança, uma cagada atraz de outra.