Confira a Lancepédia do Palmeiras (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF) O Lance! traz para você todas as informações históricas sobre o time do Palmeiras Veja as origens de nome, escudo, uniformes, mascotes, além de saber estatísticas sobre os jogadores que já fizeram parte dos elencos do Verdão, como artilheiros, estrangeiros, contratações e vendas; confira a Lancepédia do Palmeiras. Confira todos os dados históricos do Verdão
Iniciando a Lancepédia do Palmeiras, o nome Palestra Itália foi escolhido como uma homenagem à pátria dos fundadores do clube, remetendo à Palestra de Atenas, um centro cultural da Grécia antiga, e também destacando o país de origem dos imigrantes italianos. O termo "palestra" se refere a um local onde atividades físicas e esportivas são praticadas, e era um nome comum para clubes esportivos fundados por italianos ao redor do mundo. Durante os primeiros anos, o antigo nome do Palmeiras, o Palestra Italia se destacou como um dos principais clubes de São Paulo e rapidamente conquistou o apoio da comunidade italiana na cidade. O nome era um símbolo de orgulho para os imigrantes, que viam no clube uma forma de manter viva a cultura e as tradições italianas.
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Brasil rompeu relações com as nações do Eixo (incluindo a Itália), e o governo brasileiro proibiu que instituições com nomes relacionados aos países inimigos continuassem a operar. Em 1942, o Palestra Italia foi forçado a mudar seu nome, sob a ameaça de dissolução. Foi então que surgiu o nome do Palmeiras. A escolha do nome foi cuidadosamente pensada para manter as iniciais "P" e "I", em homenagem ao Palestra Italia, e ao mesmo tempo demonstrar lealdade ao Brasil.
O escudo original do clube foi criado em 1914, juntamente com a fundação do clube. O formato do emblema era circular, parecido com o formato que vemos atualmente, mas era vermelho na circunferência maior e branco na parte interna, com a expressão "Palestra Itália" escrita no meio do escudo em amarelo. Dentro do círculo branco ainda havia a Cruz de Savoia, com as inicias do clube, "PI".
O Palmeiras é uma das maiores instituições poliesportivas do Brasil, com uma torcida apaixonada e espalhada por todo o país. Continuando com a Lancepédia do Palmeiras, o escudo original do clube foi criado em 1914, juntamente com a fundação do clube. O formato do emblema era circular, parecido com o formato que vemos atualmente, mas era vermelho na circunferência maior e branco na parte interna, com a expressão "Palestra Itália" escrita no meio do escudo em amarelo. Dentro do círculo branco ainda havia a Cruz de Savoia, com as inicias do clube, "PI".
Os registros desse mascote foram ganhando força a partir de 1942, quando o então Palestra Itália mudou seu nome para Palmeiras. Um dos fatores que impulsionaram a identidade do animal com o clube foi a relação que os cronistas da época fizeram entre o Periquito e o hino do Palmeiras, principalmente no verso "que sabe ser brasileiro".
O Porco, no entanto, só foi oficializado como mascote no ano de 2016, e recebeu o nome de seu criador original, Gobbato. O Lancepédia do Palmeiras te mostra os maiores ídolos do clube.
Ademir da Guia é considerado no topo da lista de ídolos do Palmeiras. O "Divino" jogou no clube por mais de 16 anos, sendo o maestro do time nas décadas de 1960 e 1970. Com técnica refinada, conquistou diversos títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro e o Paulistão.
Continuando com a Lancepédia do Palmeiras, o escudo original do clube foi criado em 1914, juntamente com a fundação do clube.
Iniciando a Lancepédia do Palmeiras, o nome Palestra Itália foi escolhido como uma homenagem à pátria dos fundadores do clube, remetendo à Palestra de Atenas, um centro cultural da Grécia antiga, e também destacando o país de origem dos imigrantes italianos. O termo "palestra" se refere a um local onde atividades físicas e esportivas são praticadas, e era um nome comum para clubes esportivos fundados por italianos ao redor do mundo.
Os registros desse mascote foram ganhando força a partir de 1942, quando o então Palestra Itália mudou seu nome para Palmeiras.
O Palmeiras é uma das maiores instituições poliesportivas do Brasil, com uma torcida apaixonada e espalhada por todo o país. Continuando com a Lancepédia do Palmeiras, o escudo original do clube foi criado em 1914, juntamente com a fundação do clube.
Continuando com a Lancepédia do Palmeiras, as camisas do Verdão passaram por muitas mudanças, principalmente da década de 80 para os dias atuais, mas as cores verde e branca sempre estiveram presentes nas vestes do clube paulista, desde que era conhecido como Palestra Itália.
A evolução dos uniformes palmeirenses manteve praticamente o mesmo padrão até meados da década de 80. De 1914 até 1970, as mudanças mais drásticas ficaram no escudo do Palmeiras, que foi mudando com o tempo.
Os patrocinadores começaram a estampar os uniformes palmeirenses. Na década de 90, o tradicional e icônico uniforme da era Parmalat reinava no futebol brasileiro. A camisa era listrada em cores brancas e verdes.
Quando surge o Alviverde imponente No gramado em que a luta o aguarda Sabe bem o que vem pela frente Que a dureza do prélio não tarda E o Palmeiras no ardor da partida Transformando a lealdade em padrão Sabe sempre levar de vencida E mostrar que de fato é campeão Defesa que ninguém passa Linha atacante de raça Torcida que canta e vibra (2x) Por nosso Alviverde inteiro Que sabe ser brasileiro Ostentando a sua fibra Antonio Sergi foi o grande compositor do hino palmeirense, no ano de 1949. O músico foi maestro e regente da orquestra ítalo-brasileira, além de também ser reconhecido por atuar nas grandes rádios de São Paulo.
Além do mais, Sergi também foi o criador da Orquestra Columbia, gravando inúmeros sucessos na década de 40 ao lado de intérpretes. Ele também recebia vários convites para animar grandes eventos sociais paulistanos. O italiano, naturalizado brasileiro, compôs a letra e a melodia do hino palmeirense que conhecemos hoje. Para a inspiração do hino, se presume que Antonio Sergi tenha surgido pelo fato dele ter experienciado profundamente dentro do clube a mudança de nome de "Palestra Itália" para "Sociedade Esportiva Palmeiras" em 1942.
Além disso, Sergi homenageou o sistema defensivo do Verdão, campeão do Campeonato Paulista de 1947, inspirado no trecho: “defesa que ninguém passa”. O próximo tópico do Lancepédia do Palmeiras é mostrar o primeiro mascote do time.
Ele surgiu no ano de fundação do clube, em 1914. Como a cor verde foi a escolhida para o clube, os torcedores queriam escolher alguma ave tipicamente brasileira para representar o Verdão. Ass
813 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas