Autor do primeiro gol do Verdão, Leandro Pereira comemora boa estreia com a camisa alviverde (Foto: Marcos Ribolli)
O Palmeiras inaugurou a temporada 2015 com vitória neste sábado. Em amistoso contra o Shandong Luneng, da China, o novo time alviverde montado pelo diretor Alexandre Mattos até levou um susto no início, mas, com gols de estreantes, a equipe palestrina fez 3 a 1 e deu a primeira alegria do ano aos torcedores que compareceram em bom número ao Allianz Parque.
Os gols do Palmeiras foram de Leandro Pereira, atacante que foi disputado com o Corinthians no fim do ano passado, do lateral Lucas, mais um reforço anunciado para a temporada, e também do argentino Cristaldo, que mostrou que quer ser titular com Oswaldo de Oliveira. Antes da partida, a equipe alviverde ainda apresentou as contratações de Dudu e Kelvin.
Do lado do Shandong Luneng, o tento foi do argentino Montillo, ex-Cruzeiro e Santos. O time chinês é comandado pelo brasileiro Cuca e ainda possui Aloísio Boi Bandido, Júnior Urso e Vágner Love no elenco. O ex-centroavante palmeirense foi vaiado a cada toque na bola e, quando substituído, ouviu ofensas das arquibancadas por conta de sua saída tumultuada do clube paulista.
Agora, o Palmeiras vai voltar suas atenções à disputa do Campeonato Paulista. O time de Oswaldo de Oliveira estreia na competição no dia 31 de janeiro, contra o Audax. Os duelos seguintes são contra a Ponte Preta e, no dia 8, o primeiro clássico do ano, diante do arquirrival Corinthians, também no Allianz Parque.
O jogo
No confronto deste sábado, o Palmeiras começou levando um susto. Líder do time chinês, Montillo bateu falta pela esquerda em direção ao gol. A bola não desviou em ninguém, enganou Fernando Prass e entrou de mansinho na meta alviverde, silenciando o Allianz Parque, que já temia pelo pior no primeiro amistoso do ano.
Só que, três minutos depois, o estreante Leandro Pereira mostrou que chegou ao Palmeiras para fazer o que sabe: gol. Maikon Leite cruzoua pela direita, e o centroavante só teve o trabalho de completar para a rede de cabeça após falha grotesca do goleiro chinês, deixando tudo igual.
O primeiro tempo seguiu movimentado. Aloisio fez jogada bonita, driblou Gabriel e por muito pouco não encobriu o goleiro Fernando Prass. O Palmeiras respondeu tomando a frente no placar. Allione tocou, Lucas invadiu a área pela direita e finalizou. A bola desviou na defesa e passou por cima do goleiro Yang Cheng.
Bem no jogo, Allione fez ótima virada na sequêcia e achou Maikon Leite livre na direita. O atacante cruzou, e o também estreante Zé Roberto, sem goleiro, chutou por cima do gol.
Na etapa complementar, o Palmeiras voltou melhor e quase ampliou. Mouche cruzou, e Amaral acertou o travessão em boa cabeçada. Os chineses responderam no lance seguinte. Aloisio desviou de cabeça falta da esquerda cobrada por Montillo e por pouco não empatou a partida na arena.
O terceiro gol palmeirense veio pouco depois. Ayrton lançou Cristaldo, que invadiu a área pela direita e finalizou com força cruzado, dando números finais ao duelo no Allianz Parque e decretando o primeiro triunfo alviverde em 2015.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 1 SHANDONG LUNENG
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 17 de janeiro de 2015, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Andrei Girotto (Palmeiras). Li Wei, Aloísio (Shandong Luneng)
Gols: PALMEIRAS: Leandro Pereira, aos 17, e Lucas, aos 40 minutos do primeiro tempo. Cristaldo, aos 29 minutos do segundo tempo
SHANDONG LUNENG: Montillo, aos 15 minutos do primeiro tempo
PALMEIRAS: Fernando Prass (Jailson); Lucas (Ayrton), Tobio (Wellington), Vitor Hugo (Thiago Martins) e Zé Roberto (João Paulo); Amaral (Andrei Girotto) e Gabriel (Renato); Maikon Leite (Mouche) (Vinícius), Mendieta (Thiago Real) e Allione (Victor Luis); Leandro Pereira (Cristaldo)
Técnico: Oswaldo de Oliveira
SHANDONG LUNENG-CHN: Yang Cheng (Rongze); Zhang Chi (Tianyu), Zhao Mingjian, Dai Lin (Qiang) e Zheng Zheng; Junior Urso, Li Wei (Jin Jingoao), Montillo (Yuan) e Zhang Wenzhao (Wang Yongpo); Aloisio (Wei) e Vagner Love (Peng)
Técnico: Cuca
15606 visitas - Fonte: ESPN