O Palmeiras definiu que Benedetti, Figueiredo, Thalys e Luighi serão promovidos do sub-20 para o profissional em 2025. A preparação dos garotos, porém, já começou. Desde a chegada da comissão técnica de Abel Ferreira, há no dia a dia o "grupo de apoio", formado por atletas da base que participam da rotina de treinos na Academia de Futebol, mesmo sem jogar.
Figueiredo, Thalys e Luighi têm sido figuras frequentes nas atividades com o profissional. Esse grupo já contou com nomes que acabaram tendo sequência no time de cima, como Garcia, Naves, Vanderlan e Fabinho entre 2021 e 2022, além de Michel, Vitor Reis, Luis Guilherme, Jhon Jhon e Kevin no ano passado.
É muito importante para me familiarizar com o time profissional, aprendo muito com eles todos os dias. Sempre recebo dicas, conselhos, principalmente do Veiga, que vem me ajudando muito nesse processo – relatou Figueiredo. – Ele sempre me dá dicas de como jogar, onde encontrar espaços, como o time joga. Venho aprendendo muito e espero que continue assim – acrescentou.
Abel designa o auxiliar Vitor Castanheira para ser o elo entre o departamento de base e profissional na organização desta transição dos garotos. Ao longo desta década, o Palmeiras passou por uma profunda reformulação na formação de jogadores, e especialmente nos últimos cinco anos houve o aumento do uso deles no time profissional. Para estimular o aproveitamento de joias, o clube trabalha com a meta de ter ao menos quatro Crias da Academia que atuem por no mínimo 45 minutos em 15 jogos na temporada.
O número já foi atingido em 2024, como publicou o ge. Desde novembro de 2020, quando assumiu o Palmeiras, Abel utilizou 39 atletas formados pela base, sendo 27 deles lançados nesse período. Na próxima temporada, os garotos terão muita importância especialmente nos primeiros meses. Isto porque o calendário de 2025 foi antecipado diante da disputa do novo Mundial de Clubes, em junho, nos Estados Unidos.
O Palmeiras vai participar deste torneio. As datas vão impactar na próxima pré-temporada, e dentro da Academia de Futebol se discute a possibilidade de não usar força máxima no início do Paulista para privilegiar o período de treinos.
Neste cenário, garotos como Benedetti, Figueiredo, Thalys e Luighi podem receber mais chances. O volante, já elogiado por Abel, diz que ouve muito o chefe para quando tiver a chance de fazer sua estreia pelo time de cima. – O Abel sempre me dá conselhos e eu tento perguntar onde posso melhorar no jogo. Ele me dá conselhos bons – concluiu.
405 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas