A cinco jogos do fim do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem na Data Fifa o último período longo de trabalho antes da arrancada final em busca do tricampeonato nacional consecutivo. Vice-líder e a quatro pontos do primeiro colocado Botafogo, o time de Abel Ferreira tem uma lista de pontos que estão sendo trabalhados neste intervalo do calendário, e o ge explica quais os tópicos que a comissão técnica busca ajustar.
A próxima partida do Palmeiras será quarta-feira, contra o Bahia, em Salvador. E diante da necessidade de diminuir a diferença para o líder, Abel terá de superar desfalques. Mayke, Richard Ríos e Estêvão, artilheiro do Brasileirão com 12 gols, estão suspensos. O capitão Gustavo Gómez jogará na véspera pela seleção paraguaia na Bolívia e por causa disso dificilmente atuará. Nesses dias sem jogos, a comissão técnica tem tido tempo para encontrar soluções dentro do elenco. No meio-campo, Raphael Veiga jogou como volante contra o Grêmio, mas o jogo era no Allianz Parque. Se optar por uma opção mais defensiva, Zé Rafael pode voltar aos 11 iniciais. Para a defesa, Vitor Reis é o substituto imediato e candidato a titular ao lado de Murilo. Já no ataque, a disputa é mais incerta, pois as mudanças podem não parar no substituto do camisa 41.
A última escalação do Palmeiras teve o ataque formado por Estêvão, Felipe Anderson e Rony. O primeiro está fora contra o Bahia, o segundo foi substituído sob vaias contra o Grêmio e o terceiro teve atuação apagada, também. Com isso, Abel Ferreira tem muitas opções: caso queira manter Rony e Felipe Anderson, apenas deslocaria o camisa 10 para a ponta e recolocaria Flaco López como titular. Mas há dúvidas quanto a Dudu. O camisa 7 entrou bem contra o Grêmio e tem apresentado melhora física após os trabalhos no dia a dia da Academia de Futebol. Idolatrado pela torcida, o atacante substituiu Felipe Anderson e criou a jogada do gol de Estêvão. O técnico abriu a possibilidade de recolocar Dudu como titular em um momento decisivo para seu futuro. Mesmo sob contrato até o fim de 2025, o atacante é coadjuvante atualmente e pode ser negociado ao fim da temporada.
O elenco recebeu folga na sexta-feira de feriado e se reapresenta na manhã deste sábado. Esse deve ser o último dia de descanso para o grupo até o jogo do dia 26 de novembro, a "decisão" com o Botafogo, no Allianz Parque, pela 36ª rodada. A agenda do Palmeiras no mês tem mais três partidas: contra o Bahia no dia 20, em Salvador (BA), contra o Atlético-GO dia 23, também fora de casa, e o jogo contra o líder, na arena. Depois, restarão mais duas partidas para terminar a campanha de 2024: contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, e diante do Fluminense, novamente no Allianz Parque. As datas não foram confirmadas, mas devem ser 4 e 8 de dezembro.
Mesmo sendo o melhor ataque do Brasileirão com 54 gols em 33 jogos, o Palmeiras tem um problema na conclusão de jogadas que se tornou pedra no sapato neste fim de ano. Contra o Grêmio, por exemplo, foram 35 finalizações e apenas um gol marcado. Abel Ferreira trata do assunto frequentemente e cita que apesar da estatística favorável, o Verdão tem menos gols do que os previstos nas estatísticas. – Temos um saldo devedor em relação ao que produzimos, os números dizem isto. Por um lado fico satisfeito, porque conseguimos chegar no gol e aí falta a calma para continuar a fazer gols. Satisfeito com o que temos e continuar a fazer o que fazemos, competir e continuar a construir – resumiu o técnico. – Tem tudo a ver com lado mental, não com trabalho, dedicação ou a quantidade de vezes que fazemos finalização. Tem a ver com ansiedade que nossos jogadores têm – completou.
Atrapalhado por lesões especialmente no momento em que acabou eliminado precocemente da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, o Palmeiras está perto de ter apenas um jogador no departamento médico: Bruno Rodrigues, que só voltará em 2025. Lázaro, com dores no joelho, tem participado dos treinos e não deve ser um problema contra o Bahia. Resta saber se Piquerez também voltará no próximo jogo. Recuperado de cirurgia realizada em julho no joelho, o lateral-esquerdo inicialmente só voltaria em 2025. Ele apresentou uma resposta acima do esperado ao tratamento e já começou a fazer atividades no campo. Ele deve voltar a ser relacionado nestas cinco partidas restantes e opção para um setor que conta com Caio Paulista e Vanderlan. O ex-jogador do São Paulo é o titular e chegou a ter bons momentos, mas não vive sua melhor fase. Já a Cria da Academia é o reserva no momento.
147 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas