Oswaldo de Oliveira conta com um grupo renovado no Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Paulo Nobre prometeu uma grande reformulação no elenco palmeirense no fim do Campeonato Brasileiro do ano passado. Depois de lutar contra o rebaixamento para a Série B até a última rodada - e se salvar com ajuda de rivais -, o Verdão começa a temporada de 2015 com muitas contratações e dando ao torcedor a esperança de dias bem melhores e mais tranquilos no clube.
Com Alexandre Mattos e Cícero Souza no comando do departamento de futebol palmeirense, o time hoje dirigido por Oswaldo de Oliveira começa o ano com 16 reforços já anunciados. E uma base totalmente diferente daquela que terminou a temporada passada com Dorival Júnior. A vitória sobre o Shandong Luneng por 3 a 1, sábado, em amistoso na Arena, foi só o cartão de visitas
Atento ao mercado, o Verdão aproveitou o mês de dezembro para fazer contratações pontuais e preencher as principais necessidades do plantel. Zé Roberto, que ficou entre os melhores laterais do último Brasileirão, chegou para dividir a responsabilidade com os mais experientes (como Valdivia e Prass) e exercer papel de liderança no grupo - ele já foi escolhido por Oswaldo como o capitão da equipe em 2015.
Para fortalecer a marcação, os dirigentes trouxeram três novas peças: Amaral, Andrei Girotto e Gabriel. O ex-botafoguense, que estreou no Verdão como titular da equipe, terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado como o maior ladrão de bolas da competição. As estatísticas de 2014, aliás, estão em alta nesse novo Palmeiras.
Para as alas, os palmeirenses acertaram com Lucas, lateral-direito que já teve passagens pela seleção brasileira, e com João Paulo, lateral-esquerdo que terminou 2014 como o atleta que mais deu assistências no Flamengo no Brasileirão, com seis passes para gol.
Na defesa, Jackson chega com o status de ter sido o segundo zagueiro que mais atuou na Série A para brigar por uma vaga com os também novatos Victor Ramos e Vitor Hugo.
Em janeiro, já com a administração oficial de Mattos, o clube acertou duas contratações que são vistas internamente como fundamentais para a definição da espinha dorsal da equipe de Oswaldo de Oliveira: Dudu e Robinho.
Pelo primeiro, o Palmeiras ganhou a forte concorrência dos rivais do Corinthians e São Paulo para acertar com o atacante que foi o o maior driblador do Brasileirão de 2014 pelo Grêmio e é visto como fundamental para dar equilíbrio ao ataque alviverde.
Pelo segundo, o clube venceu a resistência do Coritiba e oficializou a chegada do meia, que fechou o torneio nacional do ano passado com mais de mil passes certos, o melhor no quesito da equipe paranaense.
Apesar de já ter acertado com 16 novos jogadores, o Verdão ainda trabalha para fortalecer seu elenco. Arouca, que entrou na Justiça para deixar o Santos, tem negociação avançada com o Palmeiras e depende de aval legal para ter sua contratação concretizada. Aranha é outro desejo público do técnico Oswaldo de Oliveira.
6375 visitas - Fonte: GE