A emoção do jovem Gabriel Leite, enxugando o rosto na camisa ao balançar as redes, tem razão de ser. O Palmeiras Sub-13 é finalista do Campeonato Paulista, chegou a 110 gols marcados na competição e pode conquistar um feito inédito: o primeiro título estadual alviverde com 100% de aproveitamento na base. Na história do profissional, apenas dois títulos paulistas foram conquistados com esse desempenho, nos campeonatos de 1926 e 1932 - há pelo menos 92 anos, portanto. Com 23 vitórias em 23 partidas, o Verdão venceu o São Paulo por 4 a 1 no confronto de ida da final e decide o campeonato às 10h deste sábado, no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes.
Será a busca pelo tricampeonato, depois de ser campeão invicto das edições de 2022 e 2023. A última derrota do Sub-13 no Estadual foi em dezembro de 2019, na semifinal com o São Paulo, quando Endrick e Luis Guilherme ainda estavam no time. Lembrando que não houve torneio em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, mas desde então o Sub-13 disputou 66 partidas sem perder no Estadual, com 58 vitórias e oito empates. Próxima da conquista inédita, a equipe de 2024 vem se destacando também em outras competições.
E não à toa empilhou cinco títulos na temporada: a Libertadores Sub-13, a Liga de Desenvolvimento da CBF - que é considerada o Brasileiro da categoria -, a Burchalkin Cup, na Rússia, a Copa Integração e a Laranjeiras Cup. Números no Paulista Sub-13: 23 jogos e 23 vitórias, com 110 gols marcados e 12 sofridos (saldo de 98 gols). Nos bastidores, o desempenho é visto como resultado de um processo de três anos, porque a maioria desses atletas vem jogando junto desde o Sub-11.
– Estamos colhendo os frutos agora – disse o técnico da equipe Sub-13, Leto Ramos, ao ge . – Tive o privilégio de ser o treinador dessa geração no Sub-12 e pude dar continuidade em 2024, tenho certeza que isso contribuiu muito. Esse grupo é especial, com atletas que têm fome por vencer, são a cara do Palmeiras . Não é só vencer a qualquer custo, e sim ter uma identidade ao jogar futebol – completou.
Entre os nomes da equipe, três estão como destaques para ficar de olho no futuro: o meio-campista Gabriel Bueno, artilheiro do time no Paulista, com 13 gols, e os atacantes Maicon Vinicius e Luis Fhelipe, que acumulam lances decisivos no mata-mata. – O intuito é formarmos o maior número de jogadores aptos a estarem em alto nível. Buscamos que eles atuem o maior tempo possível. Essa linha nos abre a possibilidade de trabalhar com um grande número de atletas de muita qualidade e, como consequência, apresentarmos um trabalho linear – explicou o coordenador da iniciação do Palmeiras , Marcelo Francisco.
Até as regras do Campeonato Paulista auxiliam nesse sentido, uma vez que todos os atletas inscritos na súmula devem participar da partida e jogar no mínimo 15 minutos. Os jogos, por sua vez, duram 60 minutos, com dois tempos de 30, um intervalo de 10 e paradas técnicas de três minutos na metade de cada tempo. Essa é a penúltima competição do calendário Sub-13 nesta temporada. Depois da decisão de sábado, a equipe embarca para o Catar, onde disputará o Encontro Internacional da Conmebol, com River Plate - vice da Libertadores na categoria - e dois times locais.
Títulos do Sub-13 em 2024: Libertadores Sub-13, Liga de Desenvolvimento da CBF (considerado o Brasileiro da categoria), Burchalkin Cup-RUS, Copa Integração e Laranjeiras Cup.
1371 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026