O Mundial de Clubes da Fifa de 2025, que vai acontecer nos Estados Unidos, tem os potes definidos para o sorteio desta quinta-feira (5), com transmissão ao vivo no Disney+ no Youtube e TikTok da ESPN, a partir das 15h (de Brasília). Palmeiras, Flamengo e Fluminense serão cabeças de chave. O Botafogo integra o pote 3. Para que o fã de esporte fique por dentro, o ESPN.com.br explica abaixo como funcionará a definição dos grupos. Como funcionará o sorteio? Quatro potes com oito times cada serão distribuídos. O sorteio começa com todos os times do pote 1 sendo sorteados em seus respectivos grupos. O mesmo acontecerá posteriormente, na ordem, com os times dos potes 2, 3 e 4, cada time com sua respectiva 'trava'. O sorteio será concluído quando os oito grupos estiverem definidos com quatro equipes cada. Grupos terão 'travas' O novo Mundial contará com 32 clubes divididos em oito grupos, em formato similar ao da última Copa do Mundo.
Para o sorteio, os times estão divididos em quatro potes de oito equipes, com as chaves sendo formadas por um representante de cada pote. A Fifa definiu, no entanto, alguns direcionamentos nas regras para a formação dos grupos. Times da mesma confederação não poderão estar na mesma chave, com exceção da Uefa; ou seja, o Botafogo não poderá cair na mesma chave de Palmeiras, Flamengo, Fluminense ou River Plate, por exemplo. Os times de 5 a 8 da Uefa no pote 2 (Chelsea, Dortmund, Inter de Milão e Porto) serão sorteados para cair nos grupo dos times da Conmebol do pote 1 (Flamengo, Palmeiras, Fluminense e River); já os times de 9 a 12 (Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Salzburg) cairão nas chaves dos clubes da Uefa do pote 1 (Real, City, Bayern e PSG).
Como será formado o chaveamento do mata-mata? A Fifa já determinou como serão formados os caminhos do mata-mata após a fase de grupos, seguindo uma sequência que impedirá determinados cruzamentos. O caminho 1 terá o enfrentamento dos respectivos vencedores dos grupos A, C, E e G com os segundos colocados dos grupos B, D, F e H. O caminho 2 já colocará frente a frente os líderes dos grupos B, D, F e H com os segundos colocados das chaves A, C, E e G. Caso liderem seus respectivos grupos, os times 1 e 2 da Uefa (Manchester City e Real Madrid) só podem enfrentar os times 1 e 2 da Conmebol (Flamengo e Palmeiras) em uma eventual semifinal. O mesmo serve para os times 3 e 4 das duas confederações. Isso acontecerá com os dois grupos de quatro times sendo alocados em grupos de diferentes caminhos. Times da Uefa do pote 1 serão alocados em grupos que dificultem as chances de se enfrentarem no mata-mata antes da semifinal. O mesmo acontecerá com times da Conmebol.
Times do pote 1, Flamengo, Palmeiras e Fluminense correm o risco de um cair em um grupo da morte com as seguintes equipes: Chelsea (terceiro colocado da Premier League no pote 2), Al Hilal (de Neymar e cia. no pote 3) e Inter Miami (de Lionel Messi e cia. no pote 4). Além do Chelsea, o trio brasileiro do pote 1 pode ter pela frente outros três europeus: Dortmund (quinto colocado na Bundesliga), Inter de Milão (terceira colocada no Italiano) e Porto (vice-líder do Português). Já no caso do Botafogo, integrante do pote 3, a "bomba" pode vir do pote 1, com um Real Madrid ou Manchester City, por exemplo, pelo caminho. Do pote 2, ainda poderia vir a Juventus ou o Atlético de Madrid - nesse caso, apenas se não cair no grupo dos merengues, já que times do mesmo país não se enfrentam nessa fase.
O torneio será disputado de quatro em quatro anos, com 32 vezes divididas em oito grupos com quatro clubes cada, a partir do dia 15 de junho. As equipes de cada chave se enfrentam, e os dois melhores avançam para as oitavas de final, com a sequência sendo em mata-mata única. A decisão será no dia 13 de julho.
O sorteio do Mundial de Clubes acontece nesta quinta-feira (5), com transmissão ao vivo no Disney+ e no Youtube e TikTok da ESPN, a partir das 15h (de Brasília).
192 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas