A primeira edição do prêmio Bola de Prata aconteceu em 1970, ano da última disputa nacional antes de o nome Campeonato Brasileiro ser adotado de fato, o que se deu no ano seguinte.
A chamada oficialmente, pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), Taça de Prata e também conhecido como Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, reunia 17 clubes de diversos estados e regiões do Brasil.
Idealizada pelo jornalista franco-brasileiro Michel Laurence e pelo fotógrafo Manoel Costa , a premiação foi inspirada no Ballon d'Or, a Bola de Ouro oferecida desde 1957 pela revista francesa France Football, e seria organizada e entregue pela revista Placar, da qual Laurence foi um dos fundadores.
O veículo anunciou que daria o prêmio em setembro daquele ano, mesmo mês em que a competição nacional teve início - o término foi em 20 de dezembro.
Em outubro, informou que Pelé, do Santos e recém-campeão com a seleção brasileira da Copa do Mundo no México, não participaria da disputa e seria agraciado com uma Bola de Prata hors concours .
Em campo, o Fluminense sagrou-se campeão da Taça de Prata ao vencer o quadrangular final contra Palmeiras, Cruzeiro (que dominou a seleção do campeonato ao colocar três atletas no time ideal) e Atlético-MG, e o artilheiro foi Tostão, da equipe azul de Minas Gerais, com 12 gols.
Veja a seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata 1970:
Goleiro: Picasso (Bahia)
Lateral-direito: Humberto Monteiro (Atlético-MG)
Zagueiros: Brito (Cruzeiro) e Francisco Reyes (Flamengo)
Lateral-esquerdo: Everaldo (Grêmio)
Volante: Zanata (Flamengo)
Meias: Dirceu Lopes (Cruzeiro) e Samarone (Fluminense)
Atacantes: Vaguinho (Atlético-MG), Tostão (Cruzeiro) e Paulo César Caju (Botafogo)
Hors Concours: Pelé (Santos)
201 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas