Eles precisaram de segurança para deixar a quadra lotada em Friedrichshafen, na Alemanha, à medida que se amontoaram os pedidos de fotos e autógrafos. Minutos antes, o recado da comissão técnica era único: "Divirtam-se e mostrem o que é o futebol brasileiro". E foi assim, a quilômetros de casa, que o sub-14 do Palmeiras driblou, encantou e viralizou jogando entre clubes da Europa. Tudo aconteceu na MTU Cup, competição de Showbol, que é um esporte criado para ser disputado em quadra coberta e, neste caso, com cinco atletas para cada lado. Só que o Verdão, mesmo longe de ser campeão, encantou as arquibancadas por abraçar como mantra o estilo "Joga Bonito" - citado nos vídeos viralizados da equipe em quadra. Os principais, em páginas de fora do Brasil, inclusive, tem mais de um milhão de visualizações. – Os torneios de fim de ano devem ser sobre alegria e liberdade – explica o coordenador técnico do Palmeiras , Richard Pabon, entusiasmado. Não à toa, deixaram a Alemanha com o prêmio de melhor atleta: Marquinhos. Ele esteve em campo, aliás, na principal - e mais viral - das cinco vitórias do Verdão, sobre o Barcelona, quando o time balançou em quadra para fazer 3 a 1 com gols de Luis Gustavo, Benjamin e Pedro Sanches.
O coordenador, que estava com a equipe na Alemanha, descreve a atmosfera no torneio como "elétrica", diante de cinco mil torcedores na capacidade máxima da quadra. – O burburinho só cresceu. E quando enfrentamos o Barcelona, os gritos eram ensurdecedores. Nossos jogadores vivenciaram um momento que parecia um filme de Hollywood. — conta o coordenador técnico, encantado. – Precisamos de segurança pra voltar ao vestiário, e eles estavam assinando autógrafos, tirando fotos. Os torcedores pedindo camisas e caneleiras.
Incentivando as Crias da Academia a arriscar, usar dribles e criar jogadas ousadas, o Palmeiras aposta em uma metodologia de sempre colocar a própria identidade em primeiro lugar. É algo que acontece, por exemplo, com o uso do campo de barro no CT da base. Em competições, no ano passado, essa ideia se repetiu na Aldeia International Cup, quando o Verdão conquistou o título transformando atacantes em zagueiros, laterais em pontas e experimentando formações. – Eu queria criar caos no campo, usar papéis invertidos, mas não era apenas sobre o caos. Era sobre promover crescimento e permitir que os jogadores experimentassem o jogo a partir de diferentes perspectivas – justifica.
Único sul-americano entre 24 times, o Palmeiras fez oito partidas, marcou 35 gols e sofreu nove, vencendo times como Barcelona e Manchester United na MTU Cup. Avançou até a segunda fase e caiu como terceiro colocado da chave, atrás de Bayern e Borussia Dortmund. Mais que os resultados, porém, foram buscando incentivar dribles, leveza e criatividade. E isso foi o bastante para eles. – Vamos recuperar nosso orgulho e abraçar nossa identidade. Veja os jogos do Verdão pela MTU Cup: Primeira fase: Palmeiras 14 x 0 Friedrichshafen-ALE Gols: Ruan Pablo (quatro vezes), Pedro Alcântara, Benjamin, Marcos Vinicius (duas vezes), Luis Gustavo (três vezes), Davi Roque, Miguel Campos (duas vezes) Primeira fase: Palmeiras 3 x 1 Barcelona-ESP Gols: Luis Gustavo, Benjamin e Pedro Sanches Primeira fase: Palmeiras 2 x 0 Manchester United-ING Gols: Luis Gustavo e Benjamin Primeira fase: Palmeiras 2 x 0 Stuttgart-ALE Gols: Luis Gustavo (duas vezes) Primeira fase: Palmeiras 8 x 1 Tettnang-ALE Gols: Pedro Alcântara (três vezes), Luis Gustavo (duas vezes), Marcos Vinicius (duas vezes) e Davi Roque Segunda fase: Palmeiras 2 x 2 Bayern de Munique-ALE Gols: Marcos Vinicius e Benjamin Segunda fase: Palmeiras 2 x 4 Borussia Dortmund-ALE Gols: Marcos Vinicius e Ruan Pablo Segunda fase: Palmeiras 2 x 1 Seleção da Índia Gols: Benjamin e Guga
732 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas