Rio 2016: Valcke sugere cinco cidades e seis estádios no futebol

21/1/2015 21:20

Rio 2016: Valcke sugere cinco cidades e seis estádios no futebol

Secretário-geral diz que a Fifa pede que o Comitê Rio 2016 use arenas que foram sedes da Copa do Mundo, mas não se anima com Manaus

Rio 2016: Valcke sugere cinco cidades e seis estádios no futebol

Jérôme Valcke sugere cinco cidades e seis estádios para o futebol nos Jogos Olímpicos do Rio (Foto: Marcelo Braga)



Diante da indefinição em relação ao número das cidades-sedes do futebol nos Jogos Olímpicos de 2016, Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, sugere que o torneio seja sediado em cinco cidades e seis estádios. Além do Rio de Janeiro, com dois locais, receberiam as partidas apenas São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.



- Os jogos são organizados pelo Rio e o futebol é o único esporte que não pode ser jogado em uma cidade apenas. Aconteceu isso em Atenas e Pequim também. O Rio tem dois estádios, Maracanã e João Havelange. Desde o começo falamos de Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. Seriam cinco cidades e seis estádios - disse, no "Arena SporTV" desta quarta-feira.



Sobre a possibilidade da inclusão de mais uma cidade, seja Porto Alegre ou Manaus, que se candidataram e buscam sediar jogos da competição, o dirigente se mostrou pouco favorável.



- Falaram que mandariam uma equipe verificar Manaus, que foi ótima na Copa, mas o princípio do Jogos é que eles não aconteçam longe do Rio de Janeiro, para que os atletas fiquem na Vila Olímpica. É diferente da Copa, tem o espírito olímpico, aquela troca entre os atletas, o (Roger) Federer com Neymar, com os nadadores, é uma confraternização do futebol com os demais esportes. Essa é a ideia. Não é outra Copa, são Jogos Olímpicos. Mencionamos essas quatro cidades que não são longe do Rio. Falamos com (Carlos Arthur) Nuzman e com o Comitê Organizador para que falassem com as autoridades brasileiras. Queremos que usem os estádios da Copa e não gastem dinheiro adicional. Os estádios desenvolvidos são ótimos.



Questionado se São Paulo poderia ter dois estádios, o dirigente da Fifa disse que a possibilidade não pode ser descartada, mas que é preciso que a escolha seja feita com rapidez. A única proposta da Fifa é que os estádios usados na Copa do Mundo de 2014 sejam novamente aproveitados.



- Claro, o do Corinthians que é de Copa, e o do Palmeiras seria perfeito também, é novo e pode ter um campeonato amanhã de manhã (se for preciso). Mas a posição da Fifa é: usem os estádios da Copa porque se justificam os investimentos. Foi gasto dinheiro para construir e reformar estádios. Há arenas lindas no perímetro de 90 minutos do Rio (...) Isso está sendo discutido há muito tempo e precisa ser finalizada a discussão com o Comitê Organizador. Temos de lembrar que o futebol é quem mais vende ingresso: 50% da venda é do futebol - analisou.







59085 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Sáb - 18:30 - Dr. Alfredo de Castilho -
X
Noroeste
Palmeiras

Paulista

Qua - 21:35 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Portuguesa