Mesmo sem a presença do "sexto jogador", o Palmeiras conseguiu uma importante vitória sobre o Rio Claro, em partida válida pela 17ª rodada do NBB. Cumprindo o segundo jogo de suspensão por conta de uma confusão de seus torcedores, o Verdão encontrou dificuldades, mas superou o Rio Claro por 101 a 98, com brilhante atuação do armador Neto.
O jogo foi realizado em portões fechados pois, no início do ano, os torcedores palmeirenses se envolveram em uma confusão com os árbitros em partida contra o Minas. O Alviverde jogará mais duas partidas sem público, para aí sim voltar a receber seus torcedores, que foram muito importantes nas vitórias no NBB.
Neto cresceu muito no segundo quarto
(Foto: Ricardo Bufolin/ECP)
O número 14 do time do Palmeiras teve uma atuação quase perfeita. Marcou 24 pontos, errando apenas quatro arremessos de quadra durante toda a partida. Além disso, o jogador demonstrou a tradicional raça mesclada com inteligência de saber acalmar a jogada nos momentos decisivos.
- A gente treina para isso né? Tive um ótimo aproveitamento. Foi um jogo atípico, sem torcida, que fez muita falta, mas conseguimos a vitória - disse o armador.
Pelo lado do Rio Claro, o destaque ficou por conta de Duda Machado, irmão de Marcelinho, que anotou 24 pontos. Tatu também fez uma boa partida, terminando com 15.
Com o resultado, o Palmeiras assume a nona colocação no NBB, com oito vitórias em 16 jogos. Já o Rio Claro segue na 15ª posição, com apenas três vitórias.
O regulamento do NBB prevê que as 16 equipes joguem entre si em turno e returno. Os quatro primeiros colocados avançam direto às quartas de final, enquanto os times que ficarem entre o quinto e o 12º lugares jogam a primeira fase do pós-temporada.
As duas equipes voltam às quadras nesta sexta-feira no mesmo ginásio Villaboim. O Palmeiras, ainda punido por uma confusão envolvendo sua torcida no início do mês, joga com portões fechados às 17h contra o líder Limeira. Já o Rio Claro enfrenta o Pinheiros às 20h.
O JOGO
O Palmeiras começou o jogo melhor, mas o Rio Claro não deixou com que o Alviverde se desgarrasse no primeiro quarto. Um dos principais jogadores do time da capital, Stanic, não parecia em uma boa noite, e a equipe do interior se aproveitou disso e chegou até a liderar o placar. No fim do período, 23 a 21 para o Palmeiras.
Toyloy é líder de enterradas nas estatísticas do NBB (Foto: Ricardo Bufolin/ECP)
O Rio Claro iniciou o segundo quarto marcando muito melhor, evitando as jogadas com os pivôs do Palmeiras Toyloy e Átila. Com isso, o time conseguiu assumir a ponta no placar e abriu 33 a 30 com quatro minutos de período jogados.
Duda Machado e Tatu faziam toda a diferença para o time do interior. Na segunda metade do quarto, porém, Stanic e Neto passaram a aparecer mais para o jogo, aumentando o poderio de ataque do Palmeiras. O time passou a frente no placar e foi para o intervalo com 47 a 42.
No terceiro quarto, Neto continuou jogando muito bem, tanto na distribuição de jogadas, como nos arremessos. A vantagem palmeirense seguia em torno dos cinco pontos, sem que o Rio Claro conseguisse empatar, mas a vantagem não chegava aos dez pontos. No fim, 72 a 67 para os palmeirenses, e o jogo em aberto.
No início do último período, o Palmeiras conseguiu deslanchar um pouco no placar, colocando nove de vantagem graças ao bom trabalho com os pivôs.
O Rio Claro conseguiu acertar a marcação embaixo do garrafão e melhorou o ataque no mesmo setor, conseguindo cinco pontos seguidos com Taicher, se colocando no jogo novamente: 83 x 79.
Mas, três ataques seguidos convertidos, mesclados com defesas bem postadas, deram uma confortável vantagem ao Palmeiras, que abriu 89 a 79. O Rio Claro ainda encostou no minuto final, chegou a ficar apenas três pontos atrás, mas sucumbiu. No fim, 101 a 98.
4005 visitas - Fonte: Ge