Sem a concorrëncia do futebol profissional, janeiro é o mês da base no futebol brasileiro. Há a Copa São Paulo com transmissão televisiva, e nos anos ímpares, o Sul-Americano Sub-20.
Mas há também outras competições de categorias inferiores que movimentam toda a base brasileira. É o Caso da Copa Santiago Sub-17, no Rio Grande do Sul, e da Copa Brasil Sub-15, em Votorantim, no interior de São Paulo, que também conhecerão seus campeões neste fim de semana.
A Copa Santiago é disputada na cidade do mesmo nome, no interior gaúcho, e conta, em 2015, com a participação de 11 clubes, incluindo os estrangeiros Independiente Del Valle, do Equador, e Universidad de Chile.
O torneio começou no dia 9 de janeiro, termina neste sábado e terá as semifinais disputadas nesta quinta-feira, com a presença da dupla Grenal.
O Internacional, que tem como um dos destaques o lateral-direito Matheus Fauth, da Seleção sub-17, enfrenta o Avaí. E o Grêmio, que tem o atacante Dionathã como um dos principais jogadores, encara o Independiente Del Valle.
Na Copa Brasil Sub-15, disputada em Votorantim, interior de São Paulo, as semifinais já estão definidas também. Corinthians e Flamengo se enfrentam após eliminarem Palmeiras e São Paulo. No Rubro-Negro, o destaque é o atacante Vinícius, que marcou seis gols em quatro jogos disputados. No Timão, o meia Serginho, autor do gol da vitória contra o Palmeiras nas quartas de final, chama a atenção.
No outro confronto, Grêmio e Figueirense se enfrentam após eliminatem Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente.
3834 visitas - Fonte: Blog na base da bola/l