Palmeiras continua dominante e promete mais sucesso no futebol brasileiro.

8/1/2025 14:55

Palmeiras continua dominante e promete mais sucesso no futebol brasileiro.

Palmeiras continua dominante e promete mais sucesso no futebol brasileiro.

As SAFs não surgiram no ano passado, mas o sucesso do Botafogo transformou 2024 em uma espécie de símbolo dessa revolução. O campeão brasileiro foi uma SAF, os dois finalistas da Libertadores foram SAFs, o Fortaleza ensaiou brigar pelo título nacional sendo uma SAF. E também foi o ano em que o Palmeiras só conquistou o título estadual. É possível olhar para o 2024 do Palmeiras como um ano de derrocada: o time não rendeu o mesmo que em temporadas anteriores, caiu precocemente na Copa do Brasil (oitavas de final, para o Flamengo) e na Libertadores (oitavas de final, para o Botafogo) e não teve fôlego para ser campeão brasileiro. Mas também é possível ser mais complacente. É comum que times muito vitoriosos vivam quedas abruptas logo depois – o Fluminense de 2024, o Corinthians de 2013, o Inter de 2007. Isso não aconteceu com o atual Palmeiras, assim como não aconteceu, para dar um exemplo no sentido contrário, com o São Paulo após o título mundial de 2005. Aí está um dos pontos mais admiráveis no ótimo trabalho capitaneado por Abel Ferreira: a capacidade de manter em alta rotação, por anos a fio, um elenco bastante vencedor – fenômeno que pode ser ilustrado pelos minutos finais do histórico jogo de volta contra o Botafogo na Libertadores, com aquela falta de Gabriel Menino, aos 54 do segundo tempo, explodindo no travessão e definindo os caminhos do futebol brasileiro para os meses seguintes.

Faço todo esse preâmbulo para falar sobre o Palmeiras de 2025. Em meu último post aqui no blog , escrevi sobre a desconfiança que me desperta o modelo de contratações do Cruzeiro, com a aposta em jogadores de excelente nível, mas que já não vivem o auge – e que já são atletas consagrados. São os casos de Gabigol, Dudu e Fagner. O Palmeiras segue um caminho diferente. Até agora, contratou o atacante uruguaio Facundo Torres, de 24 anos, que estava no Orlando City, e Paulinho, também de 24 anos, buscado no Atlético-MG. São contratações pontuais, para o setor onde o time mais precisava de reforços. E são jogadores jovens, com forte potencial de mercado para o futuro – e com uma carreira ainda em construção. A eles, deve se somar o meia Andreas Pereira, 29 anos, do Fulham. Se não der certo, a alternativa é Villasanti, 27 anos, melhor jogador do Grêmio no ano passado. Também são nomes que fazem sentido. A base do elenco multicampeão do Palmeiras vem envelhecendo. Jogadores que antes viviam o auge começam a cair de produção – como aconteceu com Dudu. Essa oxigenação, feita de forma gradativa, tende a dar resultado. E permite imaginar que, mesmo em tempos de SAFs investindo tanto dinheiro em contratações, lá vem o Palmeiras de novo







408 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Cleilton Tiago     

só defensivo não ganha nada

Cleilton Tiago     

Ainda não tem que ser ser promissor no ataque e valorizar seus centroavantes.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qua - 21:35 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense