A reta final da pré-temporada dos principais clubes do Brasil ficou mais quente durante a última semana com a polêmica declaração de Leila Pereira sobre os times que vão realizar suas preparações em outros países. Para a mandatária do Palmeiras, ir para o exterior é apenas uma forma de 'os dirigentes passearem'. "Fizemos a nossa pré-temporada aqui em São Paulo. Esse negócio de fazer pré-temporada, meus amigos e minhas amigas, no exterior... Isso é para dirigente passear, porque não tem nenhum benefício para o atleta, não tem benefício financeiro para o clube. Absolutamente nada".
Técnico do Cruzeiro, um dos times que foi realizar a preparação nos Estados Unidos, Fernando Diniz rebateu a fala de Leila, exaltando o trabalho de dirigentes da Raposa durante o período no país e na janela. "Pra mim é novidade (fazer pré-temporada nos Estados Unidos), nunca tinha feito. E estou gostando muito. Para o Cruzeiro foi a melhor escolha, ficar longe do Brasil para ambientação dos que estão chegando, pois estamos convivendo full time. A coisa que menos temos feito aqui é passear. Falar que não vai passar dia nenhum? Amanhã tem um dia off (pois o Cruzeiro tem compromissos comerciais nos EUA)", disse Diniz.
CEO do Fortaleza, que também participou de amistosos nos Estados Unidos, Marcelo Paz falou que a viagem está sendo uma oportunidade de o Leão do Pici expandir ainda mais sua marca. "Estamos muito orgulhosos com esse anúncio internacional. O Fortaleza já tem uma carreira consistente na América do Sul, desde 2020 acumulando participações na CONMEBOL Sul-Americana e CONMEBOL Libertadores da América, e agora chegou a vez de tremular nossa bandeira e entrar em campo nos Estados Unidos", avaliou.
Empresários especializados na gestão de carreira de atletas também seguem o mesmo caminho de Marcelo Paz. Thiago Freitas, COO da RocNation Sports no Brasil, empresa que cuida das carreiras de nomes como Vinicius Jr. e Endrick, vê as pré-temporadas de brasileiros nos Estados Unidos como uma oportunidade de enfrentar equipes de outros continentes, lidando com diferentes mercados ao mesmo tempo. "Os torneios de pré-temporada nos Estados Unidos são importantes para os clubes brasileiros, não necessariamente por conta do público norte-americano, mas pelas oportunidades que surgem de confrontar alguns dos principais clubes europeus, e até mesmo marcas de renome mundial. São alguns dias nos quais o noticiário dos principais mercados, ainda que os tratando como figurantes, menciona os clubes brasileiros", avaliou.
Renê Salviano foi além em sua análise. O CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo colocou o dedo na ferida e afirmou que o Brasil está muito atrasado na valorização da imagem de seus clubes. "Estamos atrasados há mais de 50 anos. Imaginem o quanto sofremos com essa questão, perdendo bilhões de reais em receita para os clubes, valorização do nosso futebol e visibilidade dos nossos atletas. É só olhar para o que fizeram os clubes ingleses nas últimas cinco décadas", apontou.
Vice-presidente de administração do Internacional, André Dalto segue um caminho parecido com o de Leila Pereira, citando que, pela internacionalização da marca colorada, o melhor foi trazer um amistoso para Porto Alegre. "Sabíamos que o México jogaria na América Latina, então surgiu o interesse de organizar uma partida amistosa. Entramos em contato com a Federação Mexicana, houve várias negociações e conseguimos acertar a partida. Internacionalizaremos ainda mais a nossa marca e cresceremos. Queremos promover também a experiência para o nosso torcedor, que comparecerá em grande número no Beira-Rio”, revelou.
Sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, Fábio Wolff ainda afirmou que ir para o exterior só é positivo se houver um planejamento feito a médio e longo prazo. “Mercadologicamente soa bonito quando um clube de futebol informa que fará a pré-temporada no exterior? Sem dúvida, mas na realidade participar de uma pré-temporada isoladamente sem um planejamento de médio e longo prazo de ações que vise a internacionalização da imagem do clube, não agrega nada de relevante a imagem do clube", finalizou.
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