Nesta terça-feira (21), no Estádio da Luz, em Lisboa, Benfica e Barcelona se enfrentam pela penúltima rodada da fase de liga da Champions League. Enquanto os portugueses tentam uma melhor posição na classificação, o Barça pode até se garantir antecipadamente nas oitavas. Para além do histórico entre os dois gigantes no continente, a relação entre os clubes no mercado da bola, que volta a esquentar em janeiro na Europa, também chama atenção – só que muito mais pelos negócios que deram errado. Nas últimas duas décadas e meia, Benfica e Barcelona protagonizaram alguns dos chamados "flops" na janela de transferência. Ou seja, contratações que não deixaram muitas saudades em nenhuma das equipes.
Alguns desses são brasileiros. O primeiro da lista é Keirrison. Depois de se destacar no Brasil por Coritiba e Palmeiras, o centroavante foi comprado pelo Barcelona em 2009 por 15 milhões de euros (mais de R$ 40 milhões), cifra elevada para a época. Mas sequer atuou pelo clube catalão, que o emprestou uma série de vezes. O primeiro destino foi o Benfica. Na capital portuguesa o brasileiro também não deixou saudades no time comandado por Jorge Jesus. Foram apenas sete jogos, sendo dois como titular, e nenhum gol ou assistência registrada pela joia. Keirrison sequer terminou a temporada no Benfica, pois foi cedido à Fiorentina.
Quase uma década depois, Barcelona e Benfica fizeram negócios entre si que também não deram certo. E envolvendo dois laterais-direitos. Em 2017, enquanto Nélson Semedo foi vendido aos catalães por 30 milhões de euros (R$ 108 milhões), Douglas, ex-São Paulo, foi emprestado aos Encarnados. Semedo até teve um bom início no Barça, onde desembarcou com status de titular. O português também conquistou títulos, incluindo o bicampeonato de LALIGA (2017/18 e 2018/19), mas logo em seguida perdeu o prestígio e foi negociado pelo mesmo valor com o Wolverhampton, onde segue até hoje.
Douglas, por sua vez, tinha feito somente oito jogos pelo Barcelona – e com um título de Champions no currículo – antes de ser emprestado ao futebol português. E no Benfica também teve poucas chances: foram apenas 11 jogos, e o brasileiro foi devolvido aos catalães ao final do contrato, rumando para o Sivasspor, em novo empréstimo.
Outro jogador que não deixou saudades na Luz foi o zagueiro Jean-Clair Todibo. Considerado uma promessa do futebol francês, o defensor foi contratado pelo Barcelona junto ao Toulouse quando tinha apenas 19 anos. E depois de apenas cinco jogos em duas temporadas, foi cedido ao Schalke 04. Depois de pouco jogar na Alemanha, o francês foi para o Benfica, mas não caiu nas graças de Jorge Jesus e atuou em apenas dois jogos. A passagem de Todibo durou menos de um mês, e o zagueiro foi emprestado em seguida ao Nice.
Atualmente ele está no West Ham, da Premier League. Nem todos foram um 'fracasso'... Apesar de a maioria das negociações entre catalães e portugueses não terem dado o esperado retorno, também há alguns casos de sucesso. E todos para o lado do Benfica.
Revelado na base do arquirrival Sporting, o meia-atacante Simão Sabrosa foi contratado pelo Barça em 1999, mas dois anos depois estava de volta a Portugal, agora para defender o lado encarnado. E no Benfica o jogador se tornou um ídolo da torcida, conquistando títulos e acumulando convocações para a seleção portuguesa ao lado de Cristiano Ronaldo. Em 2007, voltou para a Espanha, mas para jogar no Atlético de Madrid.
O Benfica ainda teve sucesso com dois espanhóis que vieram de Barcelona. O primeiro foi o atacante Nolito, em 2011, que só tinha feito cinco jogos na equipe principal do Barça, chegou em definitivo à Luz. A passagem por Portugal alavancou a sua carreira e, mais tarde, foi contratado até pelo Manchester City de Pep Guardiola. Hoje está aposentado.
O caso mais recente, e talvez o mais bem-sucedido, foi o do lateral-esquerdo Alejandro Grimaldo. O espanhol foi contratado pelo Benfica junto ao Barcelona B e fez parte de um dos períodos mais vitoriosos dos Encarnados. Foram 9 títulos conquistados pelo clube, incluindo o tetra do Campeonato Português. Em 2023, foi vendido ao Bayer Leverkusen, onde também já levantou canecos sob o comando de Xabi Alonso, incluindo a Bundesliga da temporada 2023/24 de maneira invicta.
Em 2024, Grimaldo ainda foi campeão da Eurocopa com a Espanha.
915 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
e o Kiko.....