Na tarde desta terça-feira, o Palmeiras se posicionou sobre as críticas de diversos jogadores do futebol brasileiro aos gramados sintéticos . Estádio do Verdão, o Allianz Parque tem este tipo de grama desde 2020. No comunicado, o Verdão esclareceu alguns assuntos que diz a respeito da certificação da Fifa e risco de lesões.
"O campo sintético do Allianz Parque é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado", diz a nota.
"Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista 'The Lancet Discovery Science' aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais", segue o comunicado.
Além do Allianz Parque, outros dois estádios também possuem o gramado sintético: Nilton Santos (Botafogo) e Ligga Arena (Athletico-PR). Agora, o estádio do Pacaembu, na capital paulista, também reabriu após um período de reforma com um campo artificial.
O gramado do Allianz Parque passou por reforma no primeiro semestre do último ano. A obra consistiu na retirada do composto termoplástico e adição de uma cortiça, que deixa o gramado mais próximo à grama natural e com a temperatura mais baixa, já que trata-se de um isolante térmico. Por fim, o Palmeiras colocou-se à disposição para discutir os gramados dos campos do futebol brasileiro, respeitando a manifestação dos jogadores.
Por outro lado, considerou as críticas "rasas e sem base científica". "O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica".
987 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Contrato rescindido? Palmeiras decide punir e rescindir com atacante que participou de torneio amador sem autorização
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Palmeiras intensifica busca por reforços e deve avançar por Juan Nardoni, do Racing
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
Não vem? Gerson é oferecido ao Palmeiras, mas valor pedido afasta negócio
Proposta milionária da Europa? Time da Inglaterra faz proposta astronômica por joia e craque do Palmeiras