Donos dos maiores programas de sócio-torcedor do Brasil, Internacional, Palmeiras e Grêmio estão entre os 12 principais clubes com projetos de fidelização de sua torcida ao redor do mundo. De acordo com um levantamento feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o Colorado é o sexto no ranking mundial, com 129 mil sócios, atrás de Benfica, Bayern de Munique, Arsenal, Real Madrid e Barcelona.
Detentor do segundo maior plano do Brasil, com 82 mil inscritos, o Palmeiras é o 11º na contagem, na frente do Grêmio, em 12º, com 80 mil. Atrás do Inter, antes de chegar ao Verdão, estão Porto, Borussia Dortmund, Internazionale de Milão e Manchester United. O Corinthians é o 14º, com 72,3 mil sócios.
O Benfica é dono de 270 mil sócio-torcedores e do primeiro lugar no ranking, tornando-se referência no assunto com cerca de 4% de sua torcida fidelizada. Entre o time da Luz e o Colorado, figuram as grandes potências do futebol mundial: Bayern possui 238 mil, seguido por Arsenal (225 mil), Real (206 mil) e Barcelona (154 mil).
Com o futebol brasileiro atolado em dívidas, programas de sócio-torcedor surgem como fonte de receita essencial, podendo alcançar até mesmo os valores oriundos das cotas de televisão. Segundo o "Estadão", somente em 2013, a fidelização rendeu R$ 39 milhões aos cofres do Internacional. O Palmeiras registrou crescimento expressivo neste início de 2015, com 18 mil novos contribuintes - o que fez a diretoria creditar ao sucesso do programa a contração de 16 reforços para a temporada.
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