Autor de cinco gols na Copinha treina com profissionais desde segunda (Cesar Greco/Ag Palmeiras)
Oswaldo de Oliveira promoveu cinco jogadores do time que levou o Palmeiras à semifinal da última Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas só o maior astro daquele time deve ser usado no Campeonato Paulista. Podendo inscrever 28 atletas no Estadual, apenas Gabriel Jesus tem chances de fazer parte do seleto grupo.
A presença do atacante, principal nome do clube na Copinha, agrada a diretoria. O presidente Paulo Nobre não vai exigir a sua inscrição, mas é claro o desejo de ver a utilização do jogador cuja renovação despertou polêmica e tensão até ser definida em dezembro – o garoto assinou contrato por mais três temporadas.
Gabriel Jesus é tratado como ídolo por torcedores que acompanham as categorias de base com frequência. Antes de fazer cinco gols na última Copinha, despertou atenção do futebol brasileiro ao balançar as redes 37 vezes em 22 partidas pelo Campeonato Paulista sub-17 no ano passado.
O jogador de 17 anos tem o apoio dos atletas mais velhos para estrear como profissional – até agora, só ficou no banco uma vez, com o então técnico Ricardo Gareca, em agosto. “Ele já provou o seu potencial e, se está aqui, é porque tem qualidade. Não sei se está à frente dos outros que subiram com ele, mas, se tiver oportunidade, vamos dar a força que precisar para não sentir diferença e nos ajudar”, prometeu o atacante Maikon Leite.
Sem o mesmo currículo, o lateral esquerdo Guilherme e os meias Juninho, Gabriel Leite e Chistopher devem apenas completar treinos até o Brasileiro. Para decepção até de Oswaldo, que promoveu o quinteto. “Gosto muito de trabalhar na transição de jogadores da base e, neste ano, a minha capacidade de usar esse manancial importantíssimo está limitada”, lamentou o técnico, que chegou ao Verdão animado para revelar garotos.
A limitação de 28 inscritos no Paulista não atrapalha apenas os jovens que acabam de subir das categorias de base. Entre as 16 contratações do Palmeiras para a temporada, é possível que o volante Andrei Girotto, que não foi relacionado para o amistoso do último domingo contra o Red Bull, também figure fora da lista para o Estadual.
Outros que dificilmente estarão no grupo são o lateral direito Ayrton, que voltou de empréstimo e viu a diretoria se recusar a liberá-lo para o Grêmio, os zagueiros Wellington e Thiago Martins e o lateral esquerdo Victor Luis.
Uma vaga está guardada para o volante Arouca, que tenta se desligar do Santos na Justiça, e é possível que o criticado Mendieta não continue no clube. Os atacantes Mouche, Leandro e Kelvin, machucados, não serão inscritos na lista que precisa ser enviada até esta quinta-feira, mas que pode ser completada até o dia 10.
9099 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva