O Palmeiras terminou o Dérbi com 57% de posse de bola e 19 finalizações contra três do Corinthians, números que indicariam amplo domínio alviverde no Dérbi. Não foi o caso. Com uma atuação abaixo do esperado, o time comandado por Abel Ferreira frustrou quase 41 mil palmeirenses e perdeu por 1 a 0 a primeira final do Paulista dentro do Allianz Parque.
A avaliação de Abel Ferreira é de que o Verdão teve dois grandes problemas: seu meio-campo perdeu a disputa no setor, e o Corinthians foi mais eficaz, apesar do volume alviverde. Ele tem razão, mas a lista não fica apenas nisso. O desempenho do meio-campo acabou sendo peça-chave no jogo. Depois dos 15 minutos iniciais em que o Palmeiras dominou o clássico e teve uma grande chance com Raphael Veiga, o time viu Carrillo levar a melhor para encontrar saídas à pressão alta alviverde.
Isso fez o ritmo dos donos da casa baixar. Richard Ríos, um dos destaques da temporada, alternava bons e maus momentos, Raphael Veiga não encontrava opções entre a defesa e meio-campo corintiano, e Emiliano Martínez era quem mais marcava, mas tinha uma saída de bola burocrática. Sem conseguir aliar o domínio a volume ofensivo, o Palmeiras forçou demais o jogo em Estêvão e em cruzamentos.
O camisa 41 é de fato o jogador mais criativo da equipe, mas isto acaba facilitando a marcação do adversário, por ser um jogo previsível. Se Facundo Torres não se mostra tão confortável no lado esquerdo, a saída no Verdão era acelerar para o jovem na ponta direita.
Ele foi quem deu mais trabalho, mas também quem mais perdeu bolas na equipe (13) por forçar demais em alguns momentos, como na origem do gol corintiano. A jogada que terminou com a comemoração de Yuri Alberto chamou a atenção por ter uma sequência de erros. Ríos tentou um domínio com calcanhar após Mayke desarmar Memphis, reiniciando a jogada para o adversário. Micael acompanhou o centroavante adversário à distância, e Weverton não conseguiu pegar o chute no canto.
Com 11 dias até a segunda final, embora o Palmeiras não tenha elenco completo para trabalhar por conta da data Fifa, Abel poderá pensar em soluções para fazer o time ser mais fluido com a bola. O Verdão criou mais que o rival, só que não fez um bom clássico de fato. E agora se coloca em uma situação complicada, sendo obrigado a vencer na casa do adversário para conseguir o inédito tetracampeonato. O desempenho do jogo no Allianz Parque não será suficiente.
792 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Contrato rescindido? Palmeiras decide punir e rescindir com atacante que participou de torneio amador sem autorização
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Palmeiras intensifica busca por reforços e deve avançar por Juan Nardoni, do Racing
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
Não vem? Gerson é oferecido ao Palmeiras, mas valor pedido afasta negócio
Proposta milionária da Europa? Time da Inglaterra faz proposta astronômica por joia e craque do Palmeiras