Jogadores do Palmeiras comemoram gol sobre o Guarani em suposto jogo polêmico de 1968 (Foto: Reprodução SporTV)
Uma polêmica ocorrida no Campeonato Paulista de 1968 entrou para a relação de "causos da bola". Em questão um suposto acordo entre Palmeiras e Guarani para garantir o não rebaixamento da equipe palmeirense. Os dois times se enfrentavam na penúltima rodada do estadual, e uma derrota decretaria a queda do time da capital.
A suspeita de marmelada surgiu quando os campineiros escalaram um time inteiro reserva, cumprindo compromisso que teria sido firmado inclusive em cartório. Os papéis sobre a tal oficialização do acerto entre os dois clubes veio à tona décadas depois. Documentos foram publicados por uma revista comemorativa do centenário do Comercial de Ribeirão Preto, clube que terminou na lanterna do Campeonato Paulista e deveria ter caído. Porém, não foi rebaixado justamente por conta da polêmica envolvendo Palmeiras e Guarani.
Dentro de campo, Guarani e Palmeiras empataram em 1 a 1. O resultado garantiu a permanência do Palmeiras na Primeira Divisão. Os palmeirenses terminaram com 21 pontos, um ponto a mais que América de São José do Rio Preto, Juventus e Comercial, que fecharam a competição com 20. Naquele ano, o Santos conquistou o Campeonato Paulista
14715 visitas - Fonte: Globo Esporte