[OFF] 'Efeito manada': escolas de idiomas se despedem do futebol brasileiro em 2015

30/1/2015 15:33

[OFF] 'Efeito manada': escolas de idiomas se despedem do futebol brasileiro em 2015

[OFF] 'Efeito manada': escolas de idiomas se despedem do futebol brasileiro em 2015

Acabou no futebol brasileiro o intenso investimento de escolas de idiomas que começou em 2011 e se prolongou por quatro anos. A Fisk foi patrocinadora do Corinthians por este período, Yázigi e Wizard patrocinaram o São Paulo, a Minds Idiomas patrocinou Santos e Palmeiras, o CNA patrocinou o Santos, o Campeonato Brasileiro e vários Estaduais, a WiseUp patrocinou a Copa do Mundo, a PBF patrocina a Ponte Preta, e a Englishtown, para ter a seleção brasileira, a CBF. Só os dois últimos seguem em 2015.



Existe no esporte, assim como em outras indústrias, um efeito manada. Quando uma companha de determinado setor decide investir em tal novidade e tem sucesso, as concorrentes encontram um jeito de entrar no mesmo mercado. No caso de um segmento como o de escolas de idiomas, no qual há diversas marcas, algumas delas pertencentes à mesma empresa, porém nenhuma com capacidade de investimento para pegar todos os clubes e campeonatos, essa manada acontece de uma maneira mais difusa.



Os motivos das saídas variam. O Grupo Multi, dono de Yázigi e Wizard, foi vendido para o grupo Pearson por R$ 1,7 bilhão, e isso altera a rota de qualquer empresa. A Fisk queria permanecer nas mangas do Corinthians, mas não tinha condições financeiras de manter o pagamento de R$ 12 milhões anuais. A WiseUp investiu na Copa, a Copa acabou, e a empresa trocou diversos diretores. De novo, nova rota. É comum que investimentos sejam desfeitos. Passados um, dois, três anos, objetivos são alcançados, ou não, e novos são criados pela empresa. Nem sempre o esporte é o melhor caminho para atingi-los.



A coincidência foi que 2015 marcou a mudança de rota da maioria das escolas. Ao mesmo tempo acabaram os contratos de Fisk, CNA, Minds Idiomas. Meses antes, terminou o da WiseUp. Continuou a Englishtown com a seleção porque, atrasada, fechou seu patrocínio somente em novembro de 2013, antes da Copa. A CBF aproveitou a inflação nos valores e assinou um contrato de cinco anos, até 2018







4224 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense