Ex-presidente do Nacional, do Uruguai, Eduardo Ache criticou o posicionamento de Leila Pereira a respeito dos recentes casos de racismo sofridos por jogadores do Palmeiras em competições sul-americanas. Ache afirmou que a presidente do Palmeiras sugeriu que os clubes brasileiros poderiam deixar a Conmebol e se filiar à Concacaf caso providências concretas não sejam tomadas em relação ao ocorrido. Ele também mencionou que conversou com Alejandro Domínguez (presidente da Conmebol) e que há um movimento de clubes, incluindo o Nacional, para cobrar medidas efetivas contra o crime.
Ache ainda rebateu as declarações de Leila Pereira, afirmando que “a única que não pode falar sobre esse tema é Leila Pereira". Ele responsabilizou a presidente do Palmeiras pelas consequências de suas declarações, caso algo aconteça com um torcedor do Nacional no Brasil.

Em sorteio realizado na noite da última segunda-feira, no Paraguai, o Palmeiras conheceu seus adversários na fase de grupos da atual edição da Copa Libertadores. Além de enfrentar o Bolívar, na altitude de La Paz, e o Sporting Cristal, do Peru, o Verdão terá pela frente o Cerro Porteño, clube envolvido nos atos racistas contra o jovem Luighi na edição Sub-20 da competição continental.