A festa da torcida do Corinthians nos minutos finais do clássico contra o Palmeiras, no empate por 0 a 0, na Neo Química Arena, que decretou o título do Campeonato Paulista ao Alvinegro do Parque São Jorge, poderá trazer problemas para a equipe nos tribunais. O árbitro Matheus Delgado Candançan relatou na súmula do Dérbi que torcedores do Corinthians arremessaram fogos de artifício no gramado e utilizaram sinalizadores nas arquibancadas, o que fez com que a partida ficasse paralisada nos minutos finais da decisão. Além disso, foi escrito ainda que um chinelo foi atirado em direção ao local que atletas reservas do Palmeiras estavam realizando aquecimento.
A ESPN apurou que, assim que a súmula for encaminhada ao TJD-SP para avaliação de possível infração disciplinar, uma denúncia deverá ser realizada. A tendência é que o Corinthians seja enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por “lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”, que pode gerar uma pena de R$ 100 até R$ 100 mil. Porém, a punição pode ir além se o STJD entender que houve “elevada gravidade” no ato. Com isso, a pena poderá ser elevada para a perda do mando de campo de uma a até dez partidas.
A punição só seria válida para a disputa do Campeonato Paulista de 2026. Caso isso venha acontecer, existe a chance também do gancho ser convertido em pagamento de multa e medidas sociais como doações de cestas básicas. O Corinthians está ciente do fato e aguarda os próximos passos da Justiça para iniciar uma defesa.
Na última sexta-feira (28), em entrevista à Bandeirantes , Augusto Melo, presidente do Timão, foi questionado sobre o tema e disse esperar o “mínimo de punição possível”. “O corintiano, ele extravasou. Há muito tempo ele não sentia isso. É claro que a gente não aceita isso (sinalizadores em campo), não concorda. Mas, por um lado, foi uma festa bonita, fiquei muito feliz. Agora é esperar, vamos ver o que pode acontecer. A gente está lá para se defender, tentar o mínimo (de punição) possível”, finalizou.
Próximos jogos do Corinthians: Bahia (F) - 30/03, 20h (de Brasília) - Brasileirão Huracán (C) - 02/04, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão do Disney+ Vasco (F) - 30/03, a definir - Brasileirão