Flaco López desperdiçou, aos 42 minutos do segundo tempo, a chance que poderia dar a vitória ao Palmeiras na estreia do Brasileiro, contra o Botafogo. O lance, contudo, apesar de crítico, não pode mascarar o baixo desempenho do time - que deixou o campo sob vaias após o empate sem gols. Foi pouco inspirado, lento nas transições defensivas e sem mira, acertando apenas três de 14 finalizações no alvo, todas defendidas pelo goleiro John. Algo que está longe de ser restrito à estreia alviverde na Série A. Afinal, o mesmo problema se repetiu nas finais com o Corinthians, por exemplo, emendando agora três jogos seguidos sem fazer gol.
Nos últimos cinco jogos sofremos um gol apenas e fizemos quatro. Tu olhas para o que te apetece – disse Abel após a partida. O técnico, porém, inclui na conta as vitórias por 1 a 0 sobre o São Paulo, na semifinal, e o 3 a 0 sobre o São Bernardo nas quartas de final. Na escalação contra o Botafogo, Abel Ferreira fez duas mudanças em relação à final do Paulista - três dias atrás: a dupla de volantes, formada por Richard Ríos e Lucas Evangelista, ao invés de Aníbal e Emi Martínez.
Esse é, aliás, um dos poucos pontos positivos tirados da partida. O meio de campo funcionou bem com o estreante, que se mostrou participativo, indicando espaços para buscar os passes em suas costas e indica ser uma boa aquisição para a sequência da temporada. O segundo ponto positivo é a entrada de Felipe Anderson, que melhorou a postura do time. Ele saiu do banco substituindo Raphael Veiga no meio de campo, setor em que sinalizou o desejo de atuar depois do início no clube como ponta esquerdo, e pode ser boa opção diante da má fase do meio-campista.
Em campo, o time começou pressionando e faltava acertar o alvo nas finalizações. Depois dos 30 minutos, porém, assim como em outras ocasiões, caiu de rendimento, acumulou erros de passe e a pressão não encaixou mais. A transição defensiva, por sua vez, vinha de forma lenta, comprometendo a marcação. As substituições vieram com atletas da mesma posição, sem uma grande mudança tática na equipe, mas ainda assim houve melhoras com a entrada de Felipe Anderson e Bruno Fuchs - que deu o passe para Flaco na chance desperdiçada.
Os minutos finais terminaram com o Palmeiras aparentemente ansioso, com dificuldade de segurar a bola no pé. Possível reflexo da busca por resultado depois da perda recente do título estadual.
Abel Ferreira, depois de ser sucinto ao dizer na final que "faltou a bola entrar", enfim dá sua visão. – Está a faltar na nossa equipe correr para as costas, agredir mais com movimentos de facão. Estamos fazendo o contrário, de aproximar, de tocar, e não é isso que temos que fazer. Tempo, contudo, não é o que há de sobra para o treinador. O time terá agora três dias antes da estreia na Libertadores, na quinta-feira, contra o Sporting Cristal.