As ações sociais realizadas pelo Palmeiras, por meio do programa de responsabilidade institucional Por Um Futuro Mais Verde, beneficiaram diretamente mais de 87,5 mil pessoas entre 2022 e 2024. A informação faz parte do Relatório Integrado dos primeiros três anos da gestão da presidente Leila Pereira, divulgado na última quinta-feira (3). Durante este período, as iniciativas promovidas pelo programa resultaram em mais de 67 toneladas de alimentos arrecadados e doados para organizações parceiras, que também foram contempladas com quase 12 mil brinquedos. "Mais do que um clube, o Palmeiras é uma organização comprometida em impactar positivamente a indústria do futebol e toda a sociedade. Nos próximos anos, realizaremos ainda mais ações sociais e campanhas de conscientização sobre temas urgentes, como a defesa ao meio ambiente e a luta contra a discriminação racial", diz Leila.
De acordo com o Relatório Integrado, um leilão beneficente organizado pelo Verdão em parceria com a Puma, no segundo semestre de 2023, gerou doação de R$ 380 mil para o Departamento de Pesquisa Oncológica do Hospital AC Camargo, referência internacional no tratamento de pessoas com câncer. Naquele ano, o Verdão ainda se tornou o primeiro clube de futebol a conquistar o "Selo Energia Verde", concedido em função do compromisso assumido pela atual gestão de adquirir energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis - estima-se que a adesão ao mercado livre de energia proporcionará uma economia de cerca de R$ 2 milhões ao Alviverde até 2026.
O envolvimento do Palmeiras com a pauta ambiental ocorre também nos jogos disputados no Allianz Parque: mais de 117 toneladas de resíduos descartados na arena entre 2022 e 2024 foram processados e reciclados, contribuindo assim para geração de empregos e renda, além da preservação do meio ambiente. A prestação de contas sobre as ações desenvolvidas pelo programa Por Um Futuro Mais Verde integra o Relatório Integrado da gestão Leila Pereira. O documento foi elaborado com base no Integrated Reporting Framework, estrutura que orienta empresas a melhorar a qualidade da informação disponibilizada, e utilizou as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), entidade internacional pioneira na promoção de relatórios de governança e sustentabilidade. O Relatório Integrado oferece uma visão objetiva sobre os recursos e relações cultivados pela instituição e analisa como o Verdão interage com o ambiente externo, a fim de gerar valor para o esporte e a sociedade.