A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, três horas após o jogo, o áudio do VAR da partida entre Sport e Palmeiras, na Ilha do Retiro, referente ao lance do segundo pênalti marcado para o time paulista, que provocou intensa reclamação por parte dos rubro-negros. No pênalti marcado aos 42 minutos do segundo tempo, o árbitro Bruno Arleu de Araújo vê falta de Matheus Alexandre em Raphael Veiga dentro da área. A arbitragem de vídeo, sob responsabilidade de Rodrigo Nunes de Sá e Diogo Carvalho Silva, corrobora o entendimento do juiz de campo. Bruno Arleu Araújo diz para os colegas na cabine. "Na hora que ele faz o tique taque, ele toma o toque. Pra mim eu vejo na hora que ele dá o tique taque", fala o juiz.
Da cabine, Rodrigo Sá diz o que viu no vídeo. - Ele vai tocar na bola, mas não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda pro jogador de branco. E aí vai ter um calço - fala. As imagens continuam a serem analisadas e o responsável pelo VAR continua, reforçando seu entendimento. - Depois que ele joga e o jogador tenta prosseguir tem um contato com o pé que é mínimo, e depois ele vem arrastando o pé no chão. Os árbitros tentam ver por outros ângulos, que não estão bons e tomam então a decisão final sobre o lance dentro da área. Ele não desliza o pé antes. A gente tem dentro da área o calço e isso impacta na ação dele seguir na jogada que sobraria pra ele. O pênalti está confirmado - afirma Rodrigo Sá. Depois, são checados outros detalhes do lance, como uma possível mão no início da jogada, que realmente não houve, e então Bruno Arleu confirma o pênalti em campo, sem ir à cabine do VAR.
Em sua análise do lance, o especialista de arbitragem da Globo, PC de Oliveira, não concordou com a marcação de campo e a análise do VAR. A marcação do pênalti, que foi convertido por Piquerez e deu a vitória por 2 a 1 para o Palmeiras, causou revolta entre os jogadores e a direção do Sport. O meia Lucas Lima disse que a arbitragem "estragou o jogo" e o vice-presidente de futebol Guilherme Falcão sugeriu trazer árbitro de fora do país para o Campeonato Brasileiro.
agora vou falar do jogo, que time irreconhecível esse Palmeiras! parecia aqueles times catado em porta de boteco, não culpo os novos jogadores porque são bons, o ABEL viu o time perdido em campo e nada fez ? para de dá chutoes pra frente, muda esse sistema de jogo sr. ABEL oque está acontecendo?
Bem ! na minha opinião como torcedor palmeirense não foi pênalti. o VEIGA se jogou, mas tenho visto isso acontecer em outros jogos, principalmente a favor do Flamengo, onde o seus jogadores se jogam muito pra cavar falta !