O gesto de silêncio direcionado à torcida do Palmeiras feito por Richard Ríos na quarta-feira, na vitória sobre o Cerro Porteño, pela Conmebol Libertadores, foi motivado principalmente por "culpa" do rival deste sábado, às 18h30, pelo Brasileirão: o Corinthians. O estopim para as críticas ao volante foi o jogo de ida da final do Paulistão, no mês passado. Naquela ocasião, o volante tentou dar um passe de letra após um desarme de Mayke e a bola ficou para Memphis Dapay, que achou Yuri Alberto, autor do gol que daria o título ao maior rival do Verdão.
Mas essa foi apenas uma das três falhas contra o rival que incomodaram os torcedores. Antes do Dérbi pela final do Paulistão, o volante colombiano já havia cometido duas falhas contra o Corinthians que culminaram em gol do rival e, consequentemente, prejudicaram o Palmeiras. No Brasileirão do ano passado, as equipes se enfrentaram na Neo Química Arena pelo segundo turno. Aos 10 minutos do segundo tempo, Ríos teve a chance de dominar uma bola que vinha da área adversária, mas viu José Martínez tomar à frente com facilidade e armar a jogada do segundo gol, o da vitória corintiana.
Já na fase de grupos do Paulistão deste ano, o volante palmeirense tentou driblar Memphis Depay no meio de campo e foi desarmado. O holandês achou Yuri Alberto, que empatou o confronto em 1 a 1. Todo esse conjunto de falhas contra um dos maiores rivais do Palmeiras fez com que as críticas sobre Ríos ficassem mais acaloradas. O incidente da última quarta-feira, portanto, colocou mais pressão no jogador para o duelo deste sábado.
Isso porque todas as vezes em que Ríos falhou contra o Corinthians, o Palmeiras não conseguiu a vitória. Já são quatro partidas sem que o Verdão vença o rival. O pedido de perdão após o duelo de a quarta-feira, pela Libertadores, apaziguou os ânimos e fez o colombiano ter um pouco mais de tranquilidade para trabalhar. O jogo deste sábado na Arena Barueri, porém, pode mudar tudo novamente, seja para o bem ou para o mau.
O fato é que Ríos entra em campo pressionado e precisando mostrar que os erros ensinaram.