Raphael Veiga atuou por 10 minutos contra o Cerro Porteño, até sofrer uma luxação no ombro, ser substituído e virar desfalque no Palmeiras para o Dérbi com o Corinthians, às 18h30 (de Brasília) de sábado, no Brasileirão. Engrossou a lista ao lado de Lucas Evangelista, fora por trauma na coxa, expondo uma dificuldade constante para o técnico Abel Ferreira em 2025: os problemas físicos. O Palmeiras registra agora a 12ª ausência em 20 jogos nesta temporada, entre desfalques por lesões e dores crônicas. Um recorde sob o comando do treinador. Os dados são do Gato Mestre , que considera as lesões registradas até o dia 10 de abril de cada uma das últimas quatro temporadas, entre 2022 e 2025. A de 2021 foi desconsiderada pelo contexto atípico, que englobou jogos de 2020 devido às competições suspensas durante a pandemia da Covid-19.
Lesões do Palmeiras com Abel Ferreira por ano até 10 de abril 2022 - 9 2023 - 8 2024 - 5 2025 - 12
O calendário cheio no Brasil, com pouco tempo para descanso, é uma crítica constante de Abel Ferreira e por vezes vista como causa principal dos problemas físicos. Em 2025, torna-se preocupação maior devido a inclusão de uma competição extra: o Mundial de Clubes, somado a Campeonato Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Por esse motivo, inclusive, os times tiveram uma pausa de fim de ano mais curta após o Brasileiro de 2024 e estrearam logo no início de 2025, com o primeiro jogo do Paulista para o Palmeiras em 15 de janeiro. O cenário fez Abel Ferreira iniciar o Estadual com duas escalações mistas, rodando o elenco em uma tentativa de minimizar as lesões. O técnico, porém, ainda vê efeitos colaterais da competição.
Quantidade de jogos até 10 de abril 2022 - 22 2023 - 18 2024 - 18 2025 - 20
Um detalhe, porém, é que a maior parte dos problemas físicos do Verdão neste ano foi por trauma, em casos de pancada no ombro, joelho e coxa, por exemplo, mais ligadas a uma dose de “falta de sorte” do que de desgaste em si. Foram cinco até aqui, com Veiga, Evangelista, Richard Ríos, Aníbal e Maurício. As lesões musculares, por sua vez, mais atribuídas ao desgaste do corpo, foram quatro de 12, enquanto as demais são ligamentares e ligadas a outras questões, como dores na lombar e no púbis.
As lesões do Palmeiras em 2025 Raphael Veiga: luxação no ombro esquerdo Lucas Evangelista: trauma na coxa direita Richard Ríos: pancada no joelho direito Mayke: lesão no músculo adutor da coxa esquerda Aníbal Moreno: trauma no ombro esquerdo Marcos Rocha: lesão no músculo posterior da coxa esquerda Gustavo Gómez: lesão no ligamento colateral do joelho direito Piquerez: lesão muscular na coxa direita Gustavo Gómez: Voltou ao DM, com lesão no músculo posterior da coxa esquerda Maurício: luxação no ombro direito Felipe Anderson: dores no púbis Zé Rafael: dores lombares. Posteriormente o volante deixou o clube para assinar com o Santos.
Atualmente, o Palmeiras tem quatro atletas listados como em recuperação no departamento médico: Bruno Rodrigues, Mayke, Lucas Evangelista e Raphael Veiga. Outros dois ainda não estão jogando, no caso de Paulinho e Marcos Rocha, mas trabalham em transição física, treinaram integralmente na última quinta-feira e estão próximos da liberação.