A espera da torcida do Palmeiras está prestes a acabar. Paulinho foi relacionado por Abel Ferreira para o clássico deste sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Corinthians, na Arena Barueri, e pode fazer sua estreia com a camisa alviverde. Um dos grandes reforços para a temporada de 2025, o novo 10 do Verdão ainda não atuou, pois se recuperava de uma cirurgia realizada em dezembro, para corrigir uma fratura por estresse na tíbia da perna direita. Na sexta-feira, ele divulgou um vídeo comemorando a presença no Dérbi. – Estava ansioso por esse momento. A fase difícil e desafiadora passou. Chegou a hora. Avanti, Palestra! – disse o camisa 10.
Quando o Palmeiras iniciou as negociações com o Atlético-MG, Paulinho já tinha realizado o procedimento, e isto não foi visto como um problema. A previsão era de que ele retornaria a atuar entre abril e maio, a tempo de jogar as principais competições do calendário palmeirense. Desde o início, a recuperação do atacante de 24 anos de idade foi considerada mais rápida do que o esperado, mas o Verdão preferiu não acelerar os processos.
No início da semana, ele passou a realizar atividades totalmente integrado ao elenco. Antes, participava de parte dos treinos e depois seguia com trabalhos à parte. O foco nas últimas semanas foi prepará-lo fisicamente para a maratona de jogos, uma vez que ele já estava recuperado da cirurgia na perna. A convocação para o Dérbi, contudo, não garante sua utilização, uma vez que Abel Ferreira costuma recolocar atletas aos poucos após lesões. Mauricio, por exemplo, não saiu do banco de reservas contra o Cerro Porteño depois de se recuperar de uma cirurgia no ombro.
Com a recuperação de Paulinho, o Palmeiras agora prepara-se para montar o ataque ideal de 2025. A ideia da comissão técnica é usar o ex-jogador do Atlético-MG na ponta esquerda, Vitor Roque centralizado e Estêvão na ponta direita. Apesar de toda a expectativa para ver o trio junto, esta formação terá duração curta, de três meses. Isto porque o camisa 41 se apresentará em julho ao Chelsea, da Inglaterra.
Mas além da mudança no time titular, a volta de Paulinho ajudará Abel a começar a resolver problemas no elenco. O técnico tem citado como as lesões o obrigaram a adaptar atletas fora de funções. É o caso de Facundo Torres. Contratado do Orlando City, dos Estados Unidos, para assumir no segundo semestre a posição de Estêvão pela direita, o uruguaio tem sido o titular na ponta esquerda, onde não está tão acostumado a jogar. – Coloco o Facundo na esquerda quando tem que jogar na direita, tenho que colocar o Felipe Anderson de 10 com os dois 10 machucados. Meu sonho é ter os dois prontos: Facundo e Estêvão no lado direito, Felipe (Anderson) e Paulinho no lado esquerdo, López, Thalys e Roque a lutar por um lugar – declarou Abel, semana passada. Contra o Corinthians, a tendência é que o Verdão tenha novamente Facundo como ponta esquerda, Estêvão na direita e Vitor Roque como referência. Diante da ausência de Raphael Veiga, Felipe Anderson deve ser o titular na armação.
Mais Escalados 1 ª rodada Carregando Dados... ...... SIGLA SIGLA 0000000000 Carregando Dados... ...... SIGLA SIGLA 0000000000 Carregando Dados... ...... SIGLA SIGLA 0000000000 Escalação completa