Organizado durante nove temporadas pela Federação Gaúcha de Futebol, o Campeonato Brasileiro sub-20 finalmente foi chancelado pela CBF. A entidade anunciou a novidade nesta terça-feira, reservando 13 datas, entre 3 de junho e 2 de setembro, para sua disputa. Até então, o Brasileiro sub-20 convidadava os mesmos times da elite nacional para sua disputa, mas boa parte deles recusava. Além disso, era comum que os clubes entrassem no torneio com equipes sub-17, já que ele ocorre em dezembro, às vésperas da badalada e definitiva Copa São Paulo, organizada pela Federação Paulista.
Agora, a escolha dos times será seguindo o ranking técnico da CBF e o período de disputa fará com que ela ganhe visibilidade para observação de talentos. Além do Brasileiro sub-20, a CBF ainda organiza Copa do Brasil sub-20 (entre setembro e novembro) e sub-17 (entre março e maio) e a Copa do Nordeste sub-20 (entre novembro e dezembro). É o primórdio de uma organização de calendário exigida há muitos anos por clubes com dificuldade na transição e pela Seleção de base, que tem dificuldade na captação.
O torneio até então organizado pela Federação Gaúcha, dessa forma, se tornará sub-17 – o regulamento para a edição de 2015 ainda não foi divulgado. A Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, organizada pela Federação Mineira, deve seguir a mesma receita e virar juvenil, do primeiro ao último dia de julho. Será o maior e mais importante torneio sub-17 do calendário nacional.
15111 visitas - Fonte: LanceNet!