Fluminense, Palmeiras e Botafogo aguardam nesta sexta-feira o parecer de um escritório de advocacia dos Estados Unidos para obter orientação sobre as altas taxas do governo norte-americano incidentes sobre a premiação na Copa do Mundo de Clubes. O trio vinha discutindo o assunto com o Flamengo, mas este optou por contratar outros advogados e levar a questão ao Conselho Deliberativo. Nas últimas semanas, os quatro clubes realizaram reuniões conjuntas e consultaram dois escritórios para obter opiniões sobre o tema. Cada clube receberá US$ 15,2 milhões (R$ 85,7 milhões) pela participação, além de US$ 2 milhões (R$ 11,2 milhões) por vitória e US$ 1 milhão (R$ 5,6 milhões) por empate na fase de grupos. No entanto, com a taxação, os clubes podem perder parte desses valores.
A proposta apresentada pelo Flamengo aos conselheiros sugere uma taxação de 21%, porém ainda existe a possibilidade de haver um tributo estadual, com média de 10% nos EUA. Originalmente, a lei americana estabelece uma retenção na fonte de 30% a nível federal, mais as taxas variáveis por estados. Os clubes também avaliam a necessidade de abrir empresa ou se o escritório contratado propõe outra solução mais econômica. Um parecer será encaminhado nesta sexta-feira e estudado por Fluminense, Palmeiras e Botafogo.
Os clubes acreditam, no entanto, que nem todo o valor recebido será alvo da tributação, pois alguns valores não seriam tributáveis nos EUA, como a própria classificação para a competição. A divisão das receitas de toda a premiação na Copa do Mundo de Clubes nos EUA para clubes sul-americanos é feita da seguinte forma:
De antemão, cada clube recebe U$S 3 milhões apenas pela participação na competição; 10% do prêmio em reconhecimento pela classificação para a competição; 20% em consideração pela participação na competição; 25% como royalties pelo uso pela FIFA e por terceiros contratados de Conteúdo de Clube e Imagens de Jogadores em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos; 10% como royalties pelo uso pela FIFA e por terceiros contratados de Conteúdo de Clube e Imagens de Jogadores dentro dos Estados Unidos; 25% em consideração por atividades promocionais especificadas no Regulamento de Mídia e Marketing da FIFA a serem realizadas fora dos Estados Unidos; 10% em consideração por atividades promocionais especificadas no Regulamento de Mídia e Marketing da FIFA a serem realizadas dentro dos Estados Unidos.
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