No próximo domingo, dia 8, Palmeiras e Corinthians se enfrentarão no primeiro dérbi de 2015 - o primeiro ?no Allianz Parque em todos os tempos. O clássico ficará marcado também por ser o primeiro entre as partes com torcida única. Isso mesmo: apenas os torcedores alviverdes estarão nas arquibancadas no próximo domingo.
Entenda algumas motivações que levaram o Ministério Público a tomar essa decisão e reações que se desmembram dela.
5. Possibilidade de vandalismo na Arena
Da mesma forma que aconteceu na temporada passada, no clássico em Itaquera, a diretoria palmeirense temia que os visitantes depredassem o patrimônio do time da casa.
Na oportunidade, com a derrota palmeirense, os torcedores do Verdão arrancaram cadeiras do estádio corinthiano. Envergonhado, Paulo Nobre ressarciu o rival.
4. Enfraquecimento do espetáculo
O fato de o clássico receber apenas uma torcida é, por definição, uma facada no próprio evento. Sem o apoio de sua torcida, o adversário tende a não se comportar como faria habitualmente.
O jogo franco, aberto e recheado de boas oportunidades, dá lugar a uma partida insossa, onde um time deliberadamente "joga pelo resultado". O Corinthians, por exemplo, deverá escalar um time misto. O caráter da partida muda por completo.
3. Polícia no jogo = menos polícia na cidade
Uma das preocupações da diretoria do Palmeiras é o fato de que, com a mobilização de um grande contingente policial para a partida, a cidade fica esvaziada. A julgar pelo histórico recente do clássico, é mais provável que haja um confronto no entorno do estádio do que dentro dele.
2. Estranhamente, as novas arenas não são consideradas seguras
Não basta elas terem custado 300, 500 ou mesmo 1.000 milhões de reais. As novas arenas não são consideradas seguras pela polícia militar e pelo Ministério Público.
Segundo eles, a ausência de alambrados faz com que os novos estádios deixem os torcedores mais vulneráveis. As Arenas foram inspiradas nos estádios ingleses, que aboliram os alambrados após a publicação do relatório Taylor. A diferença é que, lá, a lei é rígida com os arruaceiros.
1. Apesar disso, torcida única não é garantia de segurança...
Apesar de a medida visar um fortalecimento da segurança, historicamente não há comprovação de que não haverá confusão. Em países como Grécia, Turquia e Argentina, onde a violência é uma realidade nos estádios, a torcida única não foi capaz de segurar o ímpeto dos bandidos travestidos de torcedores. Uma pena.
4632 visitas - Fonte: 90min
SE PalmeirasLoading official content
Paulinho avança em tratamento e faz trabalhos no gramado
Reforço do Verdão para 2025 treinou no gramado com membros da fisioterapia.
Mais Vídeos
0 seconds of 50 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
Atalhos de Teclado
Shortcuts Open/Close/ or ?
Reproduzir/PausarEspaço
Aumentar o Volume↑
Diminuir o Volume↓
Adiantar→
Retroceder←
Legendas Ativar/Desativarc
Tela Cheia/Sair da Tela Cheiaf
Desativar Som/Ativar Somm
Decrease Caption Size-
Increase Caption Size+ or =
Adiantar %0-9
A Seguir
Abel Ferreira analisa Choque-Rei e profundidade do elenco do Palmeiras