O Palmeiras inaugurou o Centro de Recovery e Neurociência, que fica no centro de excelência da Academia de Futebol e tem o objetivo de elevar permanentemente a qualidade da estrutura oferecida aos seus atletas e assim aperfeiçoar o desempenho esportivo da equipe profissional. Integrado ao Núcleo de Saúde e Performance (NSP), o novo espaço visa otimizar as recuperações física e mental dos jogadores por meio de diferentes atividades, técnicas e terapias, como neurociência, pilates e acupuntura, entre outras. Daniel Gonçalves, coordenador de saúde e performance do clube, detalha os conceitos presentes na inovadora área recém-criada pelo Maior Campeão do Brasil. - A rotina de um atleta do Palmeiras conta com atividades preliminares – ou seja, anteriores ao treinamento no campo – e atividades complementares. Todas elas decorrem de avaliação-diagnóstico, prevenção, performance e recuperação. Neste sentido, o Centro de Recovery e Neurociência foi pensado para nos auxiliar no pós-jogo em uma visão mais holística e interdisciplinar - disse o profissional.
Segundo Gonçalves, o clube utilizará recursos como massoterapia, exercícios de eletroestimulação transcraniana, pilates, botas compressivas, acupuntura, osteopatia, podologia, tudo embasado com estudos robustos. - Além do recovery, usamos esta nova área, principalmente, para as ativações mental, neural e neuromuscular. Por isso, o espaço é também de neurociência e conta com técnicas e equipamentos, como óculos inteligentes, que nos ajudam a melhorar a tomada de decisões e o foco dos nossos atletas, entre outras coisas - avaliou.
O cuidado com a saúde mental dos profissionais alviverdes foi levado em consideração durante a elaboração do projeto. - É um pensamento holístico. Além da questão da recuperação, procuramos criar um centro de convivência e também de bem-estar. O Palmeiras se preocupa muito com o bem-estar dos atletas e cria ambientes que favorecem isso. Então, projetamos um ambiente com cromoterapia (luzes), aromaterapia e estímulos auditivos agradáveis que faz com que os jogadores tenham uma maior aderência aos processos e se sintam cada vez mais cuidados e satisfeitos, sobretudo nas recuperações neuromuscular, metabólica e mental - explicou o profissional, que trabalha no Verdão desde 2020.
O NSP já usava equipamentos de neurociência, mas, a partir deste ano, a utilização foi ampliada. Segundo o coordenador científico, esta é uma área do futebol que avançará substancialmente nos próximos anos. - No conceito de neuromodulação, o atleta consegue, por meio de suas atividades cerebrais, entender o seu comportamento em relação a pensamentos intrusivos que podem gerar negatividade e ansiedade. Isso, como consequência, pode ser regulável com pensamentos positivos e respiração. Esse pensamento holístico é potencializado pelo ambiente relaxante e o atleta passa a se entender melhor - concluiu.
5019 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Contrato rescindido? Palmeiras decide punir e rescindir com atacante que participou de torneio amador sem autorização
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Palmeiras intensifica busca por reforços e deve avançar por Juan Nardoni, do Racing
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
Proposta milionária da Europa? Time da Inglaterra faz proposta astronômica por joia e craque do Palmeiras
Não vem? Gerson é oferecido ao Palmeiras, mas valor pedido afasta negócio
Está é a nova realidade do futebol.