Vagner Love infernizou a defesa do Corinthians no último Derby de Oswaldo de Oliveira (foto: 2/5/04)
Figura histórica do Corinthians, o campeão mundial Oswaldo de Oliveira não tem grandes recordações do principal clássico de São Paulo. Hoje técnico do Palmeiras, o ex-comandante alvinegro colecionou duras derrotas no Derby, a última delas em 2 de maio de 2004.
Naquele dia, a bastante limitada formação do Parque São Jorge encarou o arquirrival no estádio do Morumbi, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Levou 4 a 0, com atuação muito boa do atacante Vagner Love, anunciado na última sexta-feira como reforço preto e branco.
Love, que agora já se pronunciou como “mais um louco do bando”, só não participou diretamente do primeiro gol, um cabeceio de Rincón contra a própria rede. Deu inteligente drible de corpo para Pedrinho marcar, deixou Muñoz na cara de Fábio Costa para o terceiro e fechou a goleada completando cruzamento da direita.
Foi a quarta derrota no Derby de Oswaldo, que também tem dois empates e quatro vitórias no confronto. Dois desses supostos triunfos, no entanto, foram dolorosos, seguidos de fracassos na disputa por pênaltis nas edições de 1999 e 2000 da Copa Libertadores.
Já Tite, atualmente em sua terceira passagem pelo Corinthians, tem um retrospecto bem mais positivo no clássico. As duas passagens anteriores pela equipe alvinegra foram iniciadas com vitória sobre o maior rival. No total, são seis triunfos, três empates e apenas um empate.
O gaúcho – que também dirigiu o Palmeiras e venceu seu único Derby de verde por 1 a 0 – conquistou seu primeiro título no Corinthians contra o tradicional adversário. Com o empate sem gols no Pacaembu, em 4 de dezembro de 2011, com chute no ar de Jorge Henrique, o time do Parque São Jorge foi pentacampeão brasileiro.
Oswaldo no Derby
10 jogos
4 vitórias
2 empates
4 derrotas
20 gols marcados
22 gols sofridos
Tite no Derby*
11 jogos
7 vitórias
3 empates
1 derrota
14 gols marcados
7 gols sofridos
*Inclui a vitória por 1 a 0 do Palmeiras sobre o Corinthians em 2006, com o gaúcho no comando alviverde
3255 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva