Arena Palmeiras receberá seu primeiro clássico (Foto: Felipe Zito)
O clássico entre Palmeiras e Corinthians, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), será o primeiro da nova casa do Verdão. Após rodarem por 14 estádios diferentes em todo o país, os rivais voltarão a duelar na casa alviverde, que não recebe o Dérbi desde 1976. Pacaembu, Morumbi, Prudentão, Santa Cruz... 39 anos depois, os palmeirenses encontrarão novamente os corintianos em seus domínios.
Até hoje, Palmeiras e Corinthians se encontraram 346 vezes, com 121 vitórias do Palmeiras, 120 vitórias do Corinthians e 105 empates. Há uma divergência entre os historiadores dos dois clubes em relação ao número exato de partidas, por conta de duelos envolvendo o extinto Torneio Início, mas nesta história de 98 anos do clássico, o Verdão recebeu o Timão 42 vezes no Palestra Italia.
A supremacia do alviverde em casa é notável: foram 22 vitórias, nove empates e 11 triunfos do Corinthians.
O primeiro Dérbi da história, no dia 6 de maio de 1917, aconteceu justamente na casa do então Palestra Italia, que venceu por 3 a 0, com três gols de Caetano. O Timão triunfaria no segundo duelo, pelo Campeonato Paulista de 1919: 1 a 0, gol de Américo.
A maior goleada da história do Dérbi se deu no Parque Antarctica. Em um jogo simultaneamente válido pelo Campeonato Paulista e pelo Torneio Rio-São Paulo, o Alviverde fez história no dia 5 de novembro de 1933. Romeu Pelliciari marcou quatro vezes, Luiz Imparato fez três e Gabardo fechou o placar a favor dos palestrinos: 8 a 0. Os imigrantes do Palestra Italia entraram motivados por uma rivalidade iniciada em 1917. Mal sabiam que o histórico placar a favor dos alviverdes jamais seria superado por nenhuma das duas equipes.
A última vitória do Corinthians na casa do Palmeiras foi na tarde do dia 21 de abril de 1940, em amistoso estadual. O Timão saiu na frente com Carlinhos, já no segundo tempo. O Verdão reagiu com Echevarrieta. Porém, quem deu números finais ao Dérbi foi Teleco, terceiro maior artilheiro da história alvinegra. O “Rei das Viradas” honrou o apelido e marcou o gol decisivo a sete minutos para o apito final.
Palmeiras x São Paulo 1933 (Foto: Arquivo / Agência Estado)

Palmeiras campeão paulista de 1933 fez história no Dérbi (Foto: Arquivo / Agência Estado)
Fechado para reformas em 2010, o Palestra Italia recebeu seu último Palmeiras x Corinthians em 21 de janeiro de 1976, em partida válida pela Taça Governador do Estado. Tião abriu o placar para os alvinegros no primeiro tempo, mas Nei igualou o marcador a apenas dois minutos do fim.
Neste domingo, o Palmeiras tenta honrar o histórico positivo e fazer a “lição de casa” diante do maior rival, no primeiro clássico após a reconstrução do estádio alviverde.
Já o Corinthians, com a Taça Libertadores da América como compromisso na próxima quarta, tenta estragar a festa do Verdão. No ano passado, o Timão venceu por 2 a 0 o Dérbi inaugural de sua arena.
6261 visitas - Fonte: Ge