Finalistas do Mundial de Clubes de 2021, Palmeiras e Chelsea estarão frente a frente mais uma vez, desta vez pelas quartas de final da nova edição do torneio. Os dois times se enfrentam nesta sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+. Além de uma espécie de “revanche” para o Alviverde, o mata-mata também será uma nova chance de vitória para Abel Ferreira. Naquela decisão, ocorrida em fevereiro de 2022, o técnico preparou um plano especial para tentar vencer o Chelsea. Porém, tudo foi “estragado” pela capacidade de N’Golo Kanté, meio-campista dos Blues e da seleção francesa, que entendeu o que estava sendo feito e encontrou “brechas” para superar a marcação.
A história foi revelada por Cícero Souza, hoje dirigente da CBF, durante uma palestra concedida em 2022, na Brasil Futebol Expo. “Ele (Abel) percebeu que a defesa se postava com três zagueiros e que todos eles eram muito velozes. Com isso, ele percebeu que um bom caminho seria atacar por dentro. Então, o Palmeiras deixava a bola com o Thiago Silva, se fechava e aproveitava os erros de passes”, iniciou. “Eu estava sentado no primeiro banco e tinha uma visão privilegiada de onde estava. O Kanté reparou que o Zé Rafael, que fazia uma das saídas em velocidade, poderia ser deslocado, e a bola passou a chegar direto no Lukaku. A partir daí ele, com os braços, mostrava o que o Chelsea deveria fazer em campo”, explicou o dirigente.
Em entrevista concedida recentemente ao podcast “Mundo GV”, do Youtube, Thiago Silva, atualmente no Fluminense, contou como foi ter a bola nos pés a quase todo momento daquela final e por que era tão difícil superar a forte marcação da equipe do Palmeiras. “O Abel fez marcação individual em todos os jogadores e me deixou com a bola sozinho. Eu ia com a bola até o meio-campo e começava a jogada. O jogo passava todo por mim. Eu olhava para frente e não tinha ninguém. Ficava lançando, tocava uma bola, chutava do meio-campo...”.“O que eu faço agora? Eu entrava com a bola e apagava a luz. Tocava para quem? Esse jogo foi muito difícil”, contou o zagueiro, que, curiosamente, acabou eleito pela Fifa como melhor jogador do Mundial de Clubes.
Um relatório da Fifa, obtido pelo jornalista Marcel Rizzo, colunista do site UOL, justifica a escolha pelo zagueiro. No documento, os especialistas explicam que "tanto na semifinal quanto na final, ele [Thiago] compôs forte na defesa, principalmente contra os atacantes velozes e técnicos do Palmeiras e do Al Hilal, e também atuou fortemente para sua equipe na posse de bola". “Em grande parte devido à forma como o Palmeiras se ajustou em um bloco baixo na final e permitiu que ele ficasse com a bola. Em seus dois jogos disputados, ele manteve a bola 93% das vezes após recebê-la e teve uma taxa de sucesso de 96% na distribuição”. “Na posse de bola, ele fez sua parte porque o Palmeiras permitiu-lhe ter a bola e ele fez um excelente trabalho\'\', dizia o documento. Naquela final, apesar de ter sido eleito o melhor da competição, Thiago Silva cometeu pênalti após toque do braço na bola, que ajudou o Verdão a empatar a partida quando perdia por 1 a 0.
Lukaku abriu o placar, para depois Raphael Veiga igualar. Mas, na prorrogação, Kai Havertz, também graças a uma penalidade, marcou o 2 a 1 e garantiu o título da competição ao Chelsea. Pouco mais de três anos depois e com elenco completamente reformulado, os ingleses voltarão a encontrar o Palmeiras de Abel Ferreira. Resta saber agora qual será a “armadilha” que o português e sua comissão vão preparar para a equipe de Enzo Maresca.
1122 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!